Colonialidade do saber e a dinâmica universitária latino-americana: reflexões desde e com o eixo de Fundamentos de América Latina da UNILA
Resumo
Este trabalho tem como temática a construção do conhecimento no ambiente
universitário latino-americano. Objetiva-se analisar a conformação do conhecimento
moderno na universidade a partir da identificação do contexto mundial como
profundamente marcado pela colonialidade do saber e pela geopolítica do
conhecimento. Para tanto, elege-se como estudo de caso o eixo de Fundamentos de
América Latina do Ciclo Comum de Estudos da Universidade Federal da Integração
Latino-americana (UNILA), na intencionalidade de compreender suas possibilidades
e seus desafios epistêmicos. Em termos metodológicos, opta-se por uma
transversalidade de recursos teórico-bilbiográficos, documentos oficiais, entrevistas
com docentes e elementos de pesquisa participante. Considera-se que a estrutura
moderna que caracteriza o ensino superior na América Latina dificulta, em questões
administrativas/institucionais, a implementação de propostas pedagógicas
diferenciadas, obstaculizando sua potencialização epistêmica. Este processo
investigativo se justifica por sua contribuição ao campo de Estudos Latinoamericanos
e às Relações Internacionais, ressaltando a indissociabilidade entre a
realidade material e a construção de conhecimentos, fator essencial para
entendimento das relações entre os âmbitos local, nacional, regional e mundial. Este trabajo tiene como temática la construcción del conocimiento en el ambiente
universitario latinoamericano. Se pretende analizar la conformación del conocimiento
moderno en la universidad desde la identificación del contexto mundial como
profundamente enmarcado por la colonialidad del saber y por la geopolítica del
conocimiento. Para ello, se elige como estudio de caso el eje de Fundamentos de
América Latina del Ciclo Común de Estudios de la Universidad Federal de la
Integración Latinoamericana (UNILA), con la intencionalidad de comprender sus
posibilidades y sus desafíos epistémicos. En términos metodológicos, se opta por
una transversalidad de recursos teórico-bibliográficos, documentos oficiales,
entrevistas con profesores y elementos de investigación participante. Se considera
que la estructura moderna que caracteriza la enseñanza superior en América Latina
dificulta, en cuestiones administrativas/institucionales, la implementación de
propuestas pedagógicas diferenciadas, obstaculizando su potencialización
epistémica. Este proceso investigativo se justifica por su contribución al campo de
Estudios Latinoamericanos y a las Relaciones Internacionales, subrayando la
inseparabilidad entre la realidad material y la construcción de conocimientos, factor
esencial para entendimiento de las relaciones entre los ámbitos local, nacional,
regional y mundial This work has as its theme the construction of knowledge in the Latin American
university environment. It aims to analyze the conformation of modern knowledge in
the university from the identification of the world context as deeply marked by the
coloniality of knowledge and the geopolitics of knowledge. For this purpose, the
Fundamentals of Latin America axis of the Common Cycle of Studies of the Federal
University of Latin American Integration (UNILA) is chosen as the case study with the
intentionality of understanding its epistemic possibilities and challenges. In
methodological terms, we opt for a transversality of theoretical-bibliographic
resources, official documents, interviews with teachers and participant research
elements. We consider that the modern structure, which characterize the higher
education in Latin America, makes it difficult in administrative/institutional matters to
implement differentiated pedagogical proposals, hindering their epistemic
potentialization. This investigative process is justified by its contribution to the field of
Latin American Studies and to International Relations, highlighting the inseparability
between material reality and the construction of knowledge, an essential factor for
understanding relations between local, national, regional and global spheres