CODEFOZ: um possível caminho para o desenvolvimento regional endógeno

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Data

2018-04-06

Autores

Ferreira, Renann

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Resumo

Em quatro anos de funcionamento um colegiado torna-se referência para outros municípios e países como órgão deliberativo em prol do desenvolvimento econômico e social de uma cidade, destacando-se em diversas mídias como jornais, revistas, rádios, entre outros. Assim revelou-se o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu - CODEFOZ, que foi replicado para vários municípios do Oeste paranaense, para Puerto Iguazú na Argentina e para todas as cidades do Paraguai, começando por Ciudad del Este. Este destaque inquietou o pesquisador a compreender por que o CODEFOZ tornara-se modelo de conselho para outras cidades e se ele constituíra-se como um caminho para o desenvolvimento regional endógeno. Para tanto foi preciso estudar algumas teorias e definir alguns conceitos como a teoria do sujeito, a cooperação, o capital social, a democracia deliberativa e os conselhos. Após, foi estudada a formação da região Oeste do Paraná até chegar à fundação de Foz do Iguaçu, e passando a seguir à criação do CODEFOZ, que surge inspirado no Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá - CODEM e em substituição ao antigo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu, igualmente nomeado de CODEM e que restara infrutífero, conforme se poderá perceber no decorrer da pesquisa. Por meio do estudo de caso utilizando-se de entrevistas semi-estruturadas realizadas tanto pessoalmente quanto por meio de questionário com os membros do conselho, e também utilizando da pesquisa documental, o trabalho objetivou especificamente monitorar a participação no conselho, averiguar possíveis processos mais efetivos de concretização de políticas públicas e compreender o capital social e a cooperação dentro deste espaço. Com a pesquisa pode-se perceber que as lições aprendidas de um conselho para o outro - como o CODEFOZ aprendeu com o CODEM Maringá e repassou aos demais conselhos - foram fundamentais à concretização do espaço; que a construção de um órgão que congregasse a participação de diversas lideranças em prol de uma mesma bandeira também teve sua importância; tudo isso sendo planejado e posteriormente articulado com os poderes executivo e legislativo, construindo o capital social com a sabedoria de cada sujeito por meio de uma relação de confiança a fim de gerar a cooperação entre as forças locais tornou o espaço um caminho para o desenvolvimento regional endógeno. Pode-se perceber também a importância da educação à participação e para o desenvolvimento dos potenciais regionais e da ativação social dos membros regidos por um líder para que possam “enxergar a sua região em trezentos e sessenta graus” - no caso da tríplice fronteira tanto os países vizinhos quanto o Oeste do Paraná. Este conselho “guarda-chuva” mostrou que o modelo consiste em um espaço composto por várias organizações servindo principalmente como elo para o diálogo entre os anseios da sociedade civil e as ações dos poderes constituídos, construindo uma política pública de Estado, que sobreviva as trocas de gestões e concretize a vontade da população.
En cuatro años de funcionamiento un colegiado se convierte en referencia para otros municipios y países como órgano deliberativo en pro del desarrollo económico y social de una ciudad, destacándose en diversos medios como periódicos, revistas, radios, entre otros. Así se reveló el Consejo de Desarrollo Económico y Social de Foz de Iguazú - CODEFOZ, que fue replicado para varios municipios del Oeste paranaense, para Puerto Iguazú en Argentina y para todas las ciudades del Paraguay, comenzando por Ciudad del Este. Este destaque inquietó al investigador a comprender por qué el CODEFOZ se había convertido en modelo de consejo para otras ciudades y si se constituía como un camino para el desarrollo regional endógeno. Para eso fue necesario estudiar algunas teorías y definir algunos conceptos como la teoría del sujeto, la cooperación, el capital social, la democracia deliberativa y los consejos. Después, fue estudiada la formación de la región Oeste de Paraná hasta llegar a la fundación de Foz de Iguazú, y pasando a continuación a la creación del CODEFOZ, que surge inspirado en el Consejo de Desarrollo Económico de Maringá – CODEM y en sustitución al antiguo Consejo de Desarrollo Económico de Foz de Iguazú, igualmente nombrado de CODEM y que quedara infructuoso, conforme se podrá percibir en el transcurso de la investigación. Por medio del estudio de caso utilizando entrevistas semiestructuradas realizadas tanto personalmente como por medio de cuestionario con los miembros del consejo, y también utilizando la investigación documental, el trabajo objetivó específicamente monitorear la participación en el consejo, averiguar posibles procesos más efectivos de concreción de políticas públicas y comprender el capital social y la cooperación dentro de este espacio. Con la investigación se puede percibir que las lecciones aprendidas de un consejo para el otro - como el CODEFOZ aprendió con el CODEM Maringá y repasó a los demás consejos - fueron fundamentales a la concreción del espacio; que la construcción de un órgano que reuniera la participación de diversos líderes en favor de una misma bandera también tuvo su importancia; todo ello siendo planificado y posteriormente articulado con los poderes ejecutivo y legislativo, construyendo el capital social con la sabiduría de cada sujeto por medio de una relación de confianza a fin de generar la cooperación entre las fuerzas locales, ha convertido el espacio en un camino para el desarrollo regional endógeno. Se puede percibir también la importancia de la educación a la participación y al desarrollo de los potenciales regionales y de la activación social de los miembros regidos por un líder para que puedan "ver su región en trescientos sesenta grados" - en el caso de la triple frontera tanto países vecinos como el Oeste de Paraná. Este consejo "paraguas" mostró que el modelo consiste en un espacio compuesto por varias organizaciones que sirven principalmente como eslabón para el diálogo entre los anhelos de la sociedad civil y las acciones de los poderes constituidos, construyendo una política pública de Estado, que sobreviva a los intercambios de gestiones y concretar la voluntad de la población.
In four years of operation a collegiate becomes a reference for other municipalities and countries as a deliberative organ for the economic and social development of a city, standing out in diverse media like newspapers, magazines, radios, among others. Thus was revealed the Council of Economic and Social Development of Foz do Iguacu - CODEFOZ, which was replicated to several municipalities of the West of Parana, to Puerto Iguazu in Argentina and to all the cities of Paraguay, beginning with Ciudad del Este. This highlight drove the researcher to understand why CODEFOZ had become a role model for other cities and whether it had constituted itself as a path to endogenous regional development. To do so, it was necessary to study some theories and define some concepts such as subject theory, cooperation, social capital, deliberative democracy and councils. After that, the formation of the western region of Parana was studied until the founding of Foz do Iguacu, and following to the creation of CODEFOZ, which was raised inspired by the Economic Development Council of Maringa - CODEM and replacing the former Economic Development Council of Foz do Iguacu, also named CODEM and which remained pointless, as will be seen in the course of the research. Through the case study using semi-structured interviews conducted both personally and through a questionnaire with the members of the council, also using documentary research, the work specifically aimed at monitoring the participation in the council, ascertaining possible more effective processes of public policies and understand the social capital and cooperation within this space. With the research one can see that the lessons learned from one council to the other - as CODEFOZ learned from CODEM Maringa and passed on to other councils - were fundamental to the concretization of space; that the construction of an organ that congregates the participation of several leaderships for the same flag also had its importance; all this being planned and later articulated with the executive and legislative powers, building social capital with the wisdom of each subject through a relationship of trust in order to generate cooperation between local forces made space a path to regional development endogenous. One can also see the importance of education to the participation and development of regional potentials and the social activation of the members governed by a leader so that they can “see their region in three hundred and sixty degrees” - in the case of the triple border both the neighboring countries as well as Western Parana. This “umbrella” council showed that the model consists of a place composed of several organizations serving mainly as a link for the dialogue between the aspirations of civil society and the actions of the constituted powers, developing a public policy of State, that survives the exchanges of managements and concretize the will of the population

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento. Orientador: Prof. Dr. Gilson Batista de Oliveira Coorientador: Prof. Dr. Exzolvildres Queiroz Neto

Palavras-chave

Conselhos de cidade - Foz do Iguaçu, Desenvolvimento econômico, Economia regional, Capital social, Desenvolvimento econômico - efeitos da educação

Citação

FERREIRA, Renann. CODEFOZ: um possível caminho para o desenvolvimento regional endógeno. 2018. 143 p. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Foz do Iguaçu, 2018