Denúncia, imaginário e Internet: como as redes sociais agendaram a mídia local a abordar a postura de estudantes fantasiados de Ku Klux Klan em escola de Salvador
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Date
2017-10Author
Carvalho, Ix Chel Barbosa de
Varão, Rafiza
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O presente trabalho propõe uma reflexão em torno do papel social do
jornalismo enquanto mediador das relações em sociedade, como instrumento
social pautado na defesa dos princípios expressos na Declaração Universal dos
Direitos Humanos – como apontado pelo Código de Ética dos Jornalistas
Brasileiros –, e na qualidade de fomentador da construção do imaginário
coletivo, a partir de estudo referente à cobertura dos meios de comunicação sobre
o caso dos alunos de colégio particular em Salvador, Bahia, que se vestiram
de membros da Ku Klux Klan em atividade escolar. Parte da população
soteropolitana utilizou-se das redes sociais como espaço de denúncia,
apresentação de ideias e discussão sobre o caso dos estudantes, agendando
(McCOMBS; SHAW, 1972) a mídia local a cobrir o caso. Dessa forma, observa-se
que a internet se configura como lugar de exercício de cidadania, pela participação
direta política e social dos indivíduos, demonstrando a força que esse espaço tem
socialmente como fomentador de discussões que serão reverberadas pela
mídia (HABERMAS, 1984). Assim, compreenderemos como se deu a cobertura da
mídia convencional sobre o caso a partir desse agendamento, através da
análise de notícias publicadas em portais online da mídia local Complaint, imaginary and internet: how social networks set the local media to cover the attitudes of students dressed as Ku Klux Klan in a school in Salvador The present work proposes a reflection about the social role of journalism qua mediator of relations in society, as a social instrument based on the defense of the principles expressed on the Universal Declaration of Humans Rights – in accordance with the Brazilian journalists‘ ethical code –, and in quality of promoter of collective imaginary construction, from a study of the coverage of the media on the case of students of a private school in Salvador, Bahia, who dressed as Ku Klux Klan members in a school activity. Part of Salvador‘s population used social networks as a space of complaint, presentation of ideas and discussion of the case, setting (McCOMBS; SHAW, 1972) the local media to cover it. Thus, it is observed that the internet becomes a place of citizenship practice, through direct, social and political participation of individuals, evidencing the strength this space has socially as promoter of discussions that are reverberated by the media (HABERMAS, 1984). So, we understand how the media covered the case from this scheduling, through the analysis of news published on online sites of the local media