Humanidades - Artigos científicos

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 36
  • Item
    'Felicidade', de Luiz Vilela: do pertencimento ao mal-estar social
    (2017-10) Dupont, Vera Regina Vargas
    O objetivo deste artigo é analisar o conto ―Felicidade‖, de Luiz Vilela, uma vez que este aponta uma problemática contemporânea: o processo civilizatório e suas implicações ao conceito de felicidade do indivíduo. A narrativa apresenta a dificuldade da personagem em manter suas relações sociais e ao mesmo tempo sobrepujar a sua perspectiva de prazer e felicidade. Por conveniência, ostenta sorrisos sem graça ao ser surpreendido com uma festa de aniversário surpresa que sua mulher organiza em sua homenagem. Sucumbindo seus reais interesses em prol da convivência harmoniosa, sente-se, ao refugiar-se no banheiro e ficar sozinho, sua real necessidade e desejo. Deste modo, percebe-se que o conceito de felicidade da personagem está subjugado ao estereótipo de sociedade feliz criado culturalmente em torno dela; o indivíduo está à mercê das conveniências sociais para suprir a necessidade de pertencimento ao grupo social. Desta maneira, este trabalho fará uma análise bibliográfica de cunho sociológico em tal obra, investigando como a necessidade de enquadramento às normas estabelecidas pela sociedade estão emaranhadas ao enredo, buscando fundamentação teórica nas considerações de Sigmund Freud (1974).
  • Item
    A iconografia libertária de Antonio Berni: uma possibilidade de (re)conhecimento para a América Latina
    (2017-10) Bianchini, Talitha Perez
    A Arte, em suas diversas linguagens, torna-se elemento integrador, libertador e de oportunidade de compreensão a povos e indivíduos. Por meio dela, consegue-se encurtar distâncias e alicerçar paradigmas. A presente proposta tem como objetivo reconhecer parte da iconografia plástica latino-americana através da obra de Antonio Berni, artista argentino que, em seu discurso estético, salienta a desigualdade social na Argentina e conduz à reflexão e à análise dos processos históricos, sociais e políticos nos países da América Latina com a criação de dois personagens icônicos e representativos. Utilizando-se de uma contextualização concisa sobre o processo criativo do artista como fundamentação para uma breve análise Semiótica – ciência que leva em consideração o estudo e a compreensão integral das linguagens através dos signos – de sua personagem feminina, Ramona Montiel, visa-se então levantar pontos relevantes para o reconhecimento e compreensão de sistemas complexos de linguagens, culturas e sociedades, considerando as relações entre arte, cultura, história, sociedade e política e ponderando aspectos humanos, únicos e singulares dentro das epistemologias latino-americanas. Espera-se com esse estudo identificar novos padrões iconográficos para a América Latina, bem como apoiar a relevância da formação estética, esta que auxilia na ampliação e compreensão cultural e social por meio das artes e que provê elementos de significância ao indivíduo.
  • Item
    Gênero e sexualidades no cinema Latino-Americano contemporâneo: análise dos filmes XXY e Contracorrientes
    (2017-10) Barros, Sulivan Charles
    As narrativas cinematográficas exercem grande poder sobre o público. Elas veiculam e constroem relações de gênero e sexualidades o que torna de extrema relevância a investigação dos discursos/práticas/efeitos do cinema na constituição de valores e representações sociais e também contribuem para delimitar os papéis dicotômicos entre homem/mulher, masculino/feminino, hetero/homo, bem como investigar abordagens que problematizem as sexualidades de forma interseccional. O cinema foi priorizado aqui como um lócus de criação marcado pela experiência das identidades de gênero e pela possibilidade de ser o cinema um recurso que possibilita a construção do conhecimento sobre o social, pois o cinema possui mensagens fílmicas individuais e múltiplas, mensagens que trazem valores culturais, sociais e ideológicos de uma sociedade. Neste sentido, foram analisados os filmes XXY de Lúcia Puenzo e Contracorriente de Javier Fuentes-León. Estes filmes estão centrados em subjetividade queer que podem contribuir para a crítica cultural às sociedades patriarcais, machistas e sexistas, propiciando outros sentidos para o imaginário social da região. Em XXY discute-se a condição do corpo intersexo e a abjeção relacionada ao mesmo. Em Contracorriente é possível refletir sobre a condição da bissexualidade e as pressões heteronormativas impostas às masculinidades latino-americanas.
  • Item
    O espaço das mulheres: a exploração e precarização na nova divisão sexual do trabalho
    (2017-10) Dupont, Shirley Lori
    Propõe-se discutir o espaço das mulheres no mercado de trabalho na conjuntura social atual. Para tanto, far-se-á breve análise do contexto cultural, em que ainda recai sobre o sexo feminino as obrigações domésticas e de cuidado com a família. Estas obrigações, somadas com a necessidade de capacitação, criam uma situação de dupla, ou mesmo tripla jornada de trabalho (casa/estudo/trabalho), o que influencia diretamente na qualidade dos empregos adquiridos pelas mulheres, pois, devido à necessidade de conciliar tantas atividades, muitas vezes estas se sujeitam a ocupações mais precárias, com jornadas mais flexíveis ou reduzidas, em atividades informais ou com pouca regulação. Analisar-se-á, em seguida, o papel do modelo econômico neoliberal nesta precarização do emprego feminino. Neste sentido, tratar-se-á da queda do sistema fordista/taylorista e a ascensão do modelo toyotista que preconiza a produção conforme a demanda, reduzindo as vagas de emprego formal e priorizando a terceirização e a precarização. A implantação deste sistema, na década de 70, coincidiu com as lutas feministas pela emancipação e entrada no mercado de trabalho. Assim, as mulheres se tornaram um alvo perfeito deste modelo, entrando expressivamente no mercado de trabalho nesta época, porém em empregos desqualificados, temporários, com jornada parcial ou subcontratação e baixos salários.
  • Item
    Vida nua e questões de alteridade em A Hora da Estrela
    (2017-10) Alves, Sérgio Afonso Gonçalves; Belchior, Poliana Sales
    Este artigo terá como finalidade discutir a condição social feminina a partir da personagem Macabéa, do romance A hora da estrela, de Clarice Lispector. Trataremos especificamente da personagem com um ser vivendo em situação de periferia e fora do seu lugar, um ser deslocado, invisível, em constante processo de emudecimento e em situação extrema ou situação-limite. Traçaremos um paralelo entre Macabéa e o muçulmano – tal como este é descrito por Giogio Agamben – como o indivíduo incapaz, nos campos de concentração nazista, de discernir entre o bem e o mal, entre nobreza e vileza, não passando dos limites de um feixe de funções físicas em agonia: uma vida nua, uma vida não politizada, submetida ao poder soberano, sofrendo o peso de um controle biopolítico sobre seu corpo. Nessa direção, problematizaremos também questões relacionadas ao vivendo em estado de subalternidade, segundo Gaytri Spivak, cuja situação e condição social exclui do merdado, da representação política e legal indivíduos das camadas mais baixas, mas também questões outras relativas à alteridade de acordo com o pensamento de Homi Bhabha e ainda, por se tratar de uma obra cuja fortuna crítica fixa na questão vida e obra, discutiremos a noção de autoficção, dando destaque aos problemas de construção do romance como experiência de vida
  • Item
    Quebrando estereótipos: o papel do mediador na valorização do negro na literatura infantil
    (2017-10) Ferreira, Sandra de Oliveira
    A presença de personagens negros na literatura infantil no Brasil esteve distante dos livros durante muito tempo, isso por conta de uma formação basicamente eurocêntrica. Somente na década de 1980, no Brasil, surgem os primeiros livros para o público infantil com protagonistas negros. De lá para cá, o mercado editorial alavancou com diversas obras com personagens negros representados. O objetivo dessas produções é desconstruir estereótipos negativos acerca dos mesmos na sociedade. Para que sejam desconstruídos tais estereótipos, é preciso não somente escolher uma boa história, mas também saber mediar às discussões/diálogos entre as crianças. A partir dessa perspectiva, esta comunicação tem como objetivo analisar o papel do mediador entre as crianças e os livros infantis com personagens femininas negras. O referencial teórico que embasa esta investigação está nas contribuições dos seguintes autores: Colomer (2007), Jovino (2006), Silva (1995), Petit (2008) entre outros.
  • Item
    'O lugar escuro': o mal de alzheimer sob as óticas literária e jurídica
    (2017-10) Heidemann, Samuelli Cristine Fernandes; Silva, Regina Coeli Machado e
    O artigo objetiva um exercício de reflexão sobre o processo de interdição de pessoas com o mal de Alzheimer propiciado por aproximações de duas perspectivas diferentes: a narrativa literária e o discurso jurídico. Para a primeira perspectiva utilizaremos a obra ―O Lugar Escuro‖, da escritora Heloisa Seixas, centrada no tema da doença de Alzheimer. O processo senil narrado é evidenciado em sua faceta dolorosa que aflige tanto o personagem - pela degradante perda da autonomia – quanto os familiares. O romance é caracterizado como autobiográfico, mantendo seu apelo ficcional. Para a segunda, analisaremos a jurisprudência para detalhar o processo de interdição de pessoas com o mal de Alzheimer e exploraremos os recursos do Judiciário que se utiliza de documentos extrajurídicos para fundamentar-se. Um exemplo é a emissão de laudos médicos como condição a ensejar a interdição das pessoas portadoras da doença, atestando-as incapazes pela perda da capacidade civil. A aproximação permitirá ver como a construção dessa doença nas duas perspectivas tem como eixo o significado da senilidade como ausência de autonomia e de capacidade no contexto brasileiro recente.
  • Item
    A construção de memórias, imaginários e territorialidades em Santa Helena - PR
    (2017-10) Cabanha, Samuel
    O artigo busca trazer a tona um aspecto histórico imerso no presente e, ao mesmo tempo, compreender a construção de memórias, imaginários e territorialidades no município de Santa Helena – PR, através de um monumento em memória a Marcha de Luiz Carlos Prestes, retratando sua passagem pela Região Oeste do Estado do Paraná. A metodologia adotada foi à revisão bibliográfica, sendo que o levantamento dos dados consistiu na pesquisa documental clássica, e em parte, no uso de fontes impressas (folders, fotografias e matérias de jornais). O arcabouço teórico gira em torno de discussões que envolvem os conceitos ligados à memória, aos imaginários e as territorialidades, buscando discutir e, ao mesmo tempo, entender como se dão as disputas e o jogo de interesses dos atores sociais, destacando as diversas formas de registro daquilo que será considerado importante, a saber, daquilo que permeia os imaginários. Como resultado, o estudo problematiza a construção de memórias, imaginários e territorialidades e seus entrecruzamentos com a identificação do povo santa-helenense e o memorial e, demonstra a evidencia dessa articulação através da culminação da edificação de um lugar de memória. Nesse sentido, este estudo deixa algumas migalhas e serve de pano de fundo e abertura para estudos futuros.
  • Item
    Este barco é nosso" Sociabilidades e alteridades pelas mídias digitais
    (2017-10) Tonatto, Regiane Cristina
    Em tempos e visões de mundo tão diferentes e contraditórias de ver o Outro e reconhecê-lo, buscamos formas de sociabilidade e caminhos de interação e participação de todos(as) num espaço plural. Vivemos num contexto marcado pelas relações em redes digitais, que se apresenta como um polo de convergência, na qual as conexões produzem força capaz de transformar a sociedade, as pessoas e as instituições. A escola apresenta-se como um local profícuo para diversas possibilidades de sociabilidade. Uma delas, por meio da comunicação mediada pelas mídias digitais. A pesquisa reúne as vozes presentes nesse lugar e as experiências que cercam a convivência humana lado a lado com as diferenças. Para isso, tece histórias e aventuras de pessoas com e sem deficiência incluídas na escola pública que atualmente é baseada na perspectiva inclusiva, e assim, responde à questão problema que a norteou: como a alteridade está presente num ciberespaço inclusivo e consciente e o que pensam jovens e adultos estudantes com e sem deficiência sobre as mídias em relação à acessibilidade? A conexão teórica da pesquisa mescla os estudos da identidade cultural e da diferença por meio da axiologia dos Estudos Culturais e o estudo da alteridade na filosofia de Lévinas. Assume a perspectiva qualitativa interpretativista de base etnográfica/netnográfica. Primeiro, para compreender como operam os discursos e as práticas sobre mídias e inclusão das pessoas com deficiência, o trabalho mapeia e discute trinta e sete (37) artigos, dissertações e teses provenientes da produção acadêmica latino-americana e caribenha no que tange as pessoas com deficiência e a educação. Com isso, decide pensar as tecnologias e suas mídias, não como mera aquisição de materiais, mas, além disso, como possibilidade de contribuir para ampliar os espaços e tempos da universalidade, bem como acesso e convívio nos espaços privilegiados de encontros. Segundo, produz um artefato tecnológico sob a ótica do binômio da inclusão/exclusão de estudantes com e sem deficiência na escola, com disponibilidade de acesso à todos(as) num esforço em proporcionar o intercâmbio de culturas. Assim, por meio da pesquisa, é criado um ambiente cibernético, um blog denominado ―Este barco é nosso!‖, que considera além dos princípios da universalidade, o reconhecimento do Outro, com consciência de que é por meio da preservação da heterogeneidade que se respeita às diferenças e supera-se a ideia do Outro semelhante a si mesmo. Esta dissertação apresenta pontos de reflexão sobre os desafios da escola diante dos temas: identidade, diferença, mídias digitais, inclusão e deficiência e discute as possibilidades das mídias digitais em ―conectar‖ caminhos e constituir mapas de conexão. O blog, pensado sob a base epistemológica da alteridade, foi considerado pelos(as) 481 participantes da pesquisa um caminho de interação e participação de todos(as). O resultado é que a pesquisa culmina com a elaboração de um documentário que contempla os(as) personagens desse barco, sedimentando assim os rumos da alteridade em tempos de necessária universalização
  • Item
    Uma índia Tehuana ou a Cleópatro mexicana: uma mulher chamada Frida Kahlo
    (2017-10) Fachin, Paulo
    Para a composição de seu diário, Frida Kahlo faz uso da pintura e de desenhos, explorando imagens poéticas que metaforizam aspectos confessionais como seus amores, intimidade e aspectos da cultura mexicana relacionados à cultura indígena. A artista foi além do surrealismo, cuja proposta estética está imbricada em uma consciência crítica, da necessidade de reelaborar criativamente aspectos da cultura mexicana, do ser mulher nesta cultura e da história de seu país. Este trabalho tem o objetivo de estudar a imbricação do elemento autobiográfico e da consciência do feminino, da alteridade e da cultura popular mexicana na obra de Frida Kahlo. Refletiremos sobre as imagens poéticas contidas nos textos escritos e na pintura, a partir de um recorte temático. Considerando-se a extensão da obra da autora mexicana, propõe-se um recorte de textos das biografias, da correspondência, do diário e das pinturas que estabelecem relação com a ideia do duplo, com a alteridade, com elementos de uma existência apaixonada e trágica que também apontam para aspectos históricos e culturais do México e, por extensão, para o contexto latino-americano.
  • Item
    Narrativas alimentares e suas relações de poder
    (2017-10) Stefanutti, Paola; Cividini, Fátima; Welter, Viviane da Silva; Gregory, Valdir
    Este artigo busca discutir as relações de poder em narrativas alimentares de pescadores de Foz do Iguaçu. Faz-se um ruminar de discussões alimentares através de memórias de pescadores da localidade e suas relações com a comida. O procedimento metodológico adotado neste trabalho busca interpretar dados obtidos através destas narrativas, sendo considerada uma pesquisa oral temática. Além das entrevistas, a pesquisa conta com levantamento bibliográfico sobre diversos temas que surgiram no decorrer das análises, como poder simbólico (Pierre Bourdieu, 1996), relações de poder (Michel Foucault, 1971 e 2003), memória (Michael Pollak, 1992) e alimentação (Jesús Contreras e Mabel Gracia, 2011). Estas discussões estão presentes em relatos sobre o peixe de primeira e o peixe de segunda e a comida do caboclo versus a comida italiana. Corrobora a tese de que a comida é simbólica e reflete a cultura, o meio e os aspectos que circundam aqueles que a escolhem e a ingerem. No conjunto do levantamento realizado espera-se constituir bases que colaboram para uma compreensão transdisciplinar sobre o aspecto alimentar, ressaltando a alimentação como uma das temáticas das ciências sociais.
  • Item
    A formação do professor formador de leitores e o texto infanto-juvenil
    (2017-10) Toledo, Naiani Borges
    Este artigo tem por objetivo analisar por meio de pesquisas bibliográficas como está se desenvolvendo a teoria e a prática do ensino da literatura infanto- juvenil e a importância desses textos para ampliar nos alunos o gosto pela leitura e o senso crítico, haja vista que o letramento literário difere de todos os demais, pois propicia ao estudante torna-se um sujeito apto a refletir sobre as situações que o rodeiam e a participar e transformar as realidades existentes, dessa forma, exercendo efetivamente a sua cidadania. Para melhor compreensão do tema será analisado a história da leitura em um contexto geral e também especificamente no contexto brasileiro e por fim ponderaremos também sobre a relevância da formação do professor que será formador de leitores e de seu papel como mediador
  • Item
    A mulher e o trabalho na sociedade brasileira contemporânea: problmáticas suscitadas pelo conto Sorte teve a Sandra, de Luiz Ruffato
    (2017-10) Ruiz, Melissa Salinas
    A obra literária, ao integrar a cultura, se vincula à realidade social onde está inserida. Desta forma, se analisará o conto Sorte teve a Sandra, de Luiz Ruffato, a fim de discorrer sobre a mulher trabalhadora contemporânea. O objetivo desta proposta é expor algumas das dificuldades enfrentadas pelas mulheres ao tentar se inserir no mercado de trabalho formal. Para tanto, primeiro se exporá a relação entre literatura,cultura, linguagem e sociedade. Logo se exporá o enredo do conto e seus personagens, relacionando a vivência destes com problemáticas reais enfrentadas pelas mulheres. Se conclui que os obstáculos que as mulheres enfrentam na busca pelo trabalho são de naturezas distintas, e que essa consciência é essencial para começar a mudar a realidade.
  • Item
    Mulheres fronteiriças: um olhar a partir de trabalhadoras de Ciudad del Este e Foz do Iguaçu
    (2017-10) Rodrigues, Luiz Felipe; Garcia, Dalila Tavares
    Este trabalho discute a mobilidade de trabalhadoras que utilizam a fronteira como estratégia de sobrevivência nas cidades de Ciudad del Este - Paraguai e Foz do Iguaçu - Brasil. Para a discussão, colocaremos observações e resultados de entrevistas que realizamos durante pesquisas de campo com mulheres que trabalham como vendedoras ambulantes e com mulheres que são proprietárias de almacenes (pequenas mercearias) no Paraguai. Essas mulheres atravessam os limites nacionais para realizarem suas compras e suas vendas, uma vez que, as diferenças de câmbio, a variedade de produtos, e outros elementos que encontram nos países vizinhos, permitem maior rendimento e maior dinamicidade aos seus negócios. Nesse sentido, o objetivo é refletir a importância da fronteira para a manutenção dessas mulheres e de como seus trabalhos e mobilidades possibilitam a construção de suas identidades, sociabilidades, convivência familiar, e experiência urbana.
  • Item
    A mídia digital na construção da representação social dos refugiados no Brasil
    (2017-10) Hoffmann, Juliana Elis dos Santos; Roesler, Marli Von Borstel
    O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre o papel da mídia digital com relação aos imigrantes de remoção forçada que encontraram no território brasileiro a possibilidade de recomeçar a vida. Através da palavra descritora ―refúgio‖ serão coletados arquivos dos últimos seis meses de fontes de notícia de representação nacional na internet que expressem a situação dos refugiados no território brasileiro. Esses dados serão analisados dialeticamente com efeito a entender as determinações das práticas e discursos midiáticos, que na relação de poder e dominação aos quais estão submetidas, influem na representação social desses sujeitos - podendo tanto atuar de forma afirmativa, quanto propriamente de reforçar discursos conservadores, de negação de direitos e cidadania de grupos minoritários.
  • Item
    A penalização do aborto como prática de biopoder sobre a vida das mulheres negras e pobres
    (2017-10) Florêncio, Jéssica Girão
    A penalização do aborto ainda é realidade em muitos países latino- americanos, mesmo que essa normativa não faça com que as mulheres da região deixem de realizar a prática. Como é uma atividade ilegal, muitas mulheres, principalmente as negras e pobres, realizam a operação em condições inadequadas de higiene e materiais. Neste sentido, a imposição da penalização do aborto é uma violência contra a vida das mulheres. Assim, este artigo se preocupa em evidenciar a penalização do aborto enquanto biopolítica que afeta de maneira mais acentuada a vida das mulheres negras e pobres. Para tanto, em um primeiro momento se discute o conceito de biopoder a partir de Foucault e dos contemporâneos Paul Rabinow e Nikolas Rose; posteriormente se pretende contextualizar a natureza de colonialidade do Estado-nação frente a questões de gênero; e por último se evidencia a importância do recorte de gênero, raça e classe para a questão da biopolítica e da manutenção do padrão de poder colonial, e de que forma a mulher negra e pobre é mais vulnerável à penalização do aborto.
  • Item
    Saudação à expressividade lírica: um estudo do poema 'Saudação' de Beto Petry
    (2017-10) Bresolin, Jeancarlo
    Tendo como objeto de estudo o poema ―Saudação‖ do escritor paranaense Beto Petry, o artigo explora algumas reflexões analíticas nas áreas da Antropologia, da Crítica Literária e da Sociologia, buscando com isso aprofundar a análise interpretativa de tal escrito literário. Para isso, exporemos o poema à luz de publicações de Cândido (1975; 2006), na tentativa de correlacioná-lo ao seu contexto sociológico, utilizando também explanações sociológicas e antropológicas de Silva (2013), de Lévi Strauss (1997), apontamentos de Roberto Schwarz, contribuições foucaultianas (2009) e de Geertz (1997). Com tais colaborações teóricas buscaremos apontar traços de criatividade em tal poema e a importância do contexto para a elaboração de produções literárias.
  • Item
    Vozes das mulheres periféricas nas rimas de RAP
    (2017-10) Santana, Janaina de Jesus Lopes; Silva, Regina Coeli Machado e
    O trabalho apresenta o movimento hip-hop , mais especificamente o rap , problematizando o discurso atribuído para as mulheres nessas narrativas poéticas e o colocando como um dos meios para promover a luta feminista das mulheres da periferia. Nas narrativas poéticas do rap é possível visualizar os temas presentes nessa expressão artística cultural que trazem, desde suas raízes, o tecer de reivindicação de políticas públicas, sociais e a construção de uma identidade étnico racial a partir de seu contexto local. Entendemos que o feminismo é um movimento plural e com inúmeras vertentes e que, nas manifestações do rap, as mulheres mc‘s ( Mestre de Cerimônia - normalmente escrevem as suas letras e as comunicam ao público ) aportam sobre suas vivências no contexto periférico.
  • Item
    Denúncia, imaginário e Internet: como as redes sociais agendaram a mídia local a abordar a postura de estudantes fantasiados de Ku Klux Klan em escola de Salvador
    (2017-10) Carvalho, Ix Chel Barbosa de; Varão, Rafiza
    O presente trabalho propõe uma reflexão em torno do papel social do jornalismo enquanto mediador das relações em sociedade, como instrumento social pautado na defesa dos princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos – como apontado pelo Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros –, e na qualidade de fomentador da construção do imaginário coletivo, a partir de estudo referente à cobertura dos meios de comunicação sobre o caso dos alunos de colégio particular em Salvador, Bahia, que se vestiram de membros da Ku Klux Klan em atividade escolar. Parte da população soteropolitana utilizou-se das redes sociais como espaço de denúncia, apresentação de ideias e discussão sobre o caso dos estudantes, agendando (McCOMBS; SHAW, 1972) a mídia local a cobrir o caso. Dessa forma, observa-se que a internet se configura como lugar de exercício de cidadania, pela participação direta política e social dos indivíduos, demonstrando a força que esse espaço tem socialmente como fomentador de discussões que serão reverberadas pela mídia (HABERMAS, 1984). Assim, compreenderemos como se deu a cobertura da mídia convencional sobre o caso a partir desse agendamento, através da análise de notícias publicadas em portais online da mídia local
  • Item
    Narcocultura e representação: literatura pós-autônoma e a outra face do realismo mágico
    (2017-10) Louzada, Isabel Cristina Costa
    Neste ensaio, são discutidos alguns aspectos da literatura colombiana contemporânea em relação ao contexto sociocultural da violência gerada pelo narcotráfico, particularmente aquela retratada na obra A Virgem dos sicários, de 1994, de Fernando Vallejo. A ideia é empreender uma leitura dessa obra principalmente a partir do que Josefina Ludmer veio a chamar de ―literaturas pós- autônomas‖. Nesta análise, se evidencia a ascensão de novos modelos narrativos que, na obra em questão, envolvem a narcocultura como desmistificação da Colômbia do Realismo Mágico. Por meio de uma narrativa crua, violenta, e depreciativa, que, como sugerido por Klinger (2006), poderíamos também chamar de Realismo Sujo, a obra retrata a problemática da violência e dos imaginários dos novos grupos sociais gerados pelo narcotráfico na Colômbia. Esses imaginários seriam advindos da reterritorialização promovida no interior das ilhas urbanas descritas por Ludmer e, neste romance, contribuiriam para um processo de profanação da nação que era até então concebida pela literatura tradicional do boom.