Perfil de gestores de educação ambiental: uma estratégia de enraizamento no território
Resumo
O presente trabalho teve o objetivo de indicar aspectos relativos à avaliação
do aprendizado da Especialização em EA da UNILA. Para tanto, apresenta resultado
do projeto coletivo relativo à gestão da Educação Ambiental (EA) e ao perfil dos
Gestores Municipais de EA, favorecedores do enraizamento da Educação Ambiental
na Bacia do Paraná 3, no contexto do Programa Cultivando Água Boa, mantido por
Itaipu Binacional. Neste projeto, foi realizada a análise de documentos, oficina
apoiada na proposta da pesquisa coletiva e entrevistas reflexivas constituíram os
meios de construção dos dados. Os resultados indicam que as formações em
Educação Ambiental e em desenvolvimento humano são decisivas para a
construção do perfil ideal do Gestor Municipal de Educação Ambiental, pois há
necessidade de que este seja fundamentalmente um líder democrático com
conhecimento do território e mobilizador social de processos de EA. Sua atuação
plena pode ser garantida via institucionalização da função de Gestor Municipal de
Educação Ambiental e a construção da Política Pública Municipal de Educação
Ambiental nos municípios da bacia. A segunda sessão trata do memorial do curso
de pós graduação. Uma descrição pessoal de vivência, aprendizado, reflexão e
avaliação do processo The present study had the objective of indicating aspects related to the evaluation of
the learning of the Specialization in EA of UNILA. To that end, it presents the results
of the collective project related to the management of Environmental Education (EA)
and the profile of EA Municipal Managers, favoring the rooting of Environmental
Education in the Paraná Basin 3, in the context of the Good Water Cultivation
Program maintained by Itaipu Binacional. In this project, the analysis of documents
was carried out, a workshop supported by the collective research proposal and
reflective interviews were the means of data construction. The results indicate that
the formations in Environmental Education and in human development are decisive
for the construction of the ideal profile of the Municipal Manager of Environmental
Education, since it is necessary that this one is fundamentally a democratic leader
with knowledge of the territory and social mobilizer of EA processes. Its full
performance can be guaranteed through institutionalization of the function of
Municipal Manager of Environmental Education and the construction of the Municipal
Public Policy of Environmental Education in the municipalities of the basin. The
second session deals with the memorial of the postgraduate course. A personal
description of experience, learning, reflection and evaluation of the process