Levantamento de documentação sobre o uso de filmes no ensino de história na América Latina

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-10-04

Autores

Butzen, Gabriel Antônio
Souza, Éder C

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente trabalho busca estudar os filmes e a sua relação com o ensino de história. Pois o ensino de história é uma importante dimensão da cultura histórica, é no ensino onde se pode difundir perspectivas teórico-metodológicas que qualificam o conhecimento como socialmente válido. Já os filmes são artefatos -de ampla difusão- que divulgam o conhecimento histórico há pelo menos um século. Os filmes têm impacto direto na sociedade, principalmente os filmes de cultura de massa, os quais são direcionados aos mais jovens, construindo um determinado conhecimento histórico. Sendo assim, os filmes são -em grande parte- responsáveis pelas imagens que os jovens têm sobre o passado.Com base nisso serão levantados textos que discutem filmes e ensino de história, quais são os conceitos que os autores dos textos entendem por ensino e aprendizagem de história e quais são os fundamentos teóricos que são utilizados para justificar os filmes

Descrição

Anais do VI Encontro de Iniciação Científica e II Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – EICTI 2017 - 04 a 06 de outubro de 2017 - temática Ciências Humanas

Palavras-chave

Uso de filmes - ensino de história, América Latina

Citação