A relevante contribuição de projetos de extensão na prática de ensino de graduação em letras
Visualizar/ Abrir
Data
2017-08-23Autor
Strenske, Cleidi
Kreibich, Marla Klitzke
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a relevante contribuição de projetos de
extensão na prática de ensino acadêmico, avaliando o impacto que tais práticas têm na formação do
aluno de graduação em Letras, futuro docente e mediador de leitura literária. A motivação para tal
trabalho surgiu a partir de um projeto de extensão intitulado “Literatura em debate: ensino, leitura e
formação”, promovido e ministrado em módulos por professoras do curso de Letras da UNIOESTE,
neste ano de 2017, com o propósito de complementar os conhecimentos sobre conteúdos ligados ao
universo literário. Ainda, sobre a avaliação da importância de projetos desta natureza no ensino de
Graduação em Letras, nos inspiramos no estudo realizado por Costa e Piva (2015). Por meio de um
breve questionário, aplicado no último módulo do projeto, faremos uma análise de como o referido
projeto de extensão vem contribuindo para a formação profissional dos acadêmicos de Letras. Como
aporte teórico, utilizaremos Koch e Elias (2008), no que se refere à leitura tida como atividade de
interação na produção de sentidos, e Solé (1998) em suas estratégias de leitura. Na conclusão, serão
apresentados dados opinativos que contemplam a necessidade de implementação e continuidade de
projetos de extensão como este