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    Anais 28º FALE: Fórum Acadêmico de Letras
    (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017) Martiny, Franciele Maria; Paizan, Delfina Cristina; Orientador(a)
    O Fórum Acadêmico de Letras (FALE) é um evento itinerante que, em suas 28 edições, tem percorrido vários estados brasileiros, sendo promovido pela ANPGL – Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras – e destinado especificamente aos graduandos de Letras das diferentes instituições do país. Neste ano (2017), a sua 28a edição aconteceu no Paraná, entre os dias 23, 24 e 25 de agosto de 2017, em uma parceria entre a Universidade Federal da Integração Latino- Americana (UNILA) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Foz do Iguaçu. A programação geral teve por objetivo propiciar um espaço destinado ao protagonismo dos estudantes de Letras de instituições locais, estaduais e nacionais e, devido a localização de Foz do Iguaçu em região de fronteira, tivemos até mesmo participações internacionais. Nesse espaço, os alunos apresentaram e debateram as suas investigações científicas realizadas ao longo dos cursos, conciliando docência e pesquisa, cultivando o desejo pelo conhecimento, vivenciando a pesquisa universitária em sua plenitude, sem receio da FALA
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    Los Chongos de Roa Bastos: literatura e identidade paraguaia em textos contemporâneos
    (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Magalhães, Vinícius E.; Cota, Débora
    Nesse artigo a identidade paraguaia é discutida a partir da antologia Los Chongos de Roa Bastos (2011) e tem como base de pesquisa os contos e textos introdutórios do livro. A concepção de “comunidade imaginada” de Benedict Anderson e as reflexões de Damián Cabrera sobre o guarani enquanto elemento de identidade nacional, também ajudam a esclarecer o uso dessa língua e sua relação histórica na formação da sociedade paraguaia. O uso do jopará e do portunhol também são temas de estudo e se relacionam diretamente com essas questões ligadas a ideia de nação, ao passo que também são mecanismo de manifestação literária desses autores. Roa Bastos, enquanto representante canônico da literatura no país é apresentado na antologia de maneira controversa e é também alvo de discussão
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    Contribuições do projeto Pibid para a formação docente
    (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Schmitt, Vanessa Luana; Schröder, Mirian
    O presente trabalho visa analisar de que forma ocorre o processo “teoria-reflexão- prática” e refletir sobre a importância do professor pesquisador por meio dos projetos de ensino aplicados em sala de aula do colégio colaborador em turmas do ensino fundamental II e desenvolvidos pelo subprojeto de Língua Portuguesa do PIBID – Unioeste – campus de Marechal Cândido Rondon. Buscando, desta forma, compreender de que modo as ações realizadas contribuem na formação dos futuros docentes. Os integrantes do subprojeto realizam leituras teóricas acerca de ensino, escrita e leitura, reúnem-se semanalmente para o planejamento e organização das atividades a serem realizadas, bem como assistem a duas aulas nas turmas ministradas pela professora supervisora, o que auxilia na elaboração dos projetos, porque há uma aproximação e um conhecimento sobre as turmas. Para a discussão teórica deste trabalho, focalizamos o projeto “Consciência Negra nos versos do ensino fundamental” aplicado nas turmas de 7° e 8° anos no ano de 2016. Como embasamento teórico são empregados: Freire (1996), Leffa (2008), Perrenoud (2002), Engel (2000) e Tripp (2005)
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    A Análise Linguística (AL) no ensino de Língua Alemã (LA) e os desafios da prática docente
    (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Horst, Tatiane; Schmitt, Vanessa Luana; Redel, Elisangela
    O ensino de gramática nas línguas estrangeiras recebeu diferentes enfoques ao longo da história do ensino de línguas, figurando em ambos os extremos: desde a sua idolatria até a sua completa aversão, nos últimos tempos. Para aqueles que vivenciam a prática docente nas salas de aula, todavia, é, ainda, um grande desafio aliar o ensino de gramática a uma prática interacionista e comunicativa. A LA, em especial, oferece uma dificuldade particular neste sentido, sendo considerada por muitos uma língua difícil e bastante “gramatical”, algo que deve ser desmistificado pelos docentes. Para além disso, faz-se necessário que o docente, mais do que ensinar ao aluno a se comunicar na língua estrangeira, o exponha a diversas formas de construção do conhecimento, de modo que ele alcance seus objetivos de aprendizagem de acordo com a sua individualidade. Neste sentido, apresentamos, neste trabalho, o projeto de extensão “Sprechen Sie Deutsch? Ensino de alemão para a comunidade”, refletindo como o docente desenvolve a AL nas aulas de LA, com base na pedagogia crítica e no conceito de multiletramento. Para a realização do trabalho nos baseamos nos pressupostos teóricos de Uphoff (2008), Schäfer (2013), Garcia (2002) e Lima (2014)
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    Soldados de salamina: hibridación genérica, verosímil histórico y protocolos de lectura
    (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Back, Rogério; Redel, Elisangela
    Una de las características de las obras literarias contemporáneas es su complejidad estructural generada a partir de la hibridación genérica. Mezclar elementos estilísticos implica una no linealidad que encuadra y, al mismo tiempo, determina a los distintos géneros, haciendo que esta hibridez cause cierta extrañeza en los lectores. Sin embargo, y contra un pronóstico apresurado, esta unión de diferentes formatos en una misma estructura narrativa hizo de Soldados de Salamina (2001) de Javier Cercas una perfecta y compleja obra hibrida, al punto de volverse un best seller. Desde esta perspectiva creativa de Cercas, intentaremos pensar cómo el lector ha recibido este texto y cuáles serían los imaginarios o protocolos de lectura que hicieron del libro un fenómeno mundial. Nuestra presentación busca describir cómo la mezcla de algunos géneros discursivos, el cambio del foco narrativo, el verosímil histórico propio de la novela histórica o de la investigación periodística y la ficción en sí misma encaminaron y propiciaron una lectura diversificada, atenta y crítica
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    Toponímia: análise de nomes de edifícios residenciais segundo a taxinomia de Dick
    (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Kerkhoven, Rebeca Cristina; Seide, Márcia Sipavicius
    A Toponímia é uma área de estudo interdisciplinar, uma vez que, além da Linguística, abrange outras áreas, como a História, a Geografia, a Sociologia, a Psicologia, entre outras. O presente trabalho apresenta uma contribuição às pesquisas nacionais nessa área, com o objetivo de analisar alguns nomes de edifícios residências do município de Marechal Cândido de Rondon, segundo a taxinomia de Dick (DICK,1992). Esse trabalho é um recorte de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida no bojo da iniciação científica “Os Nomes de Edifícios em Marechal Cândido Rondon: Estudo Exploratório”, orientado pela Prof. Dra. Márcia Sipavicius Seide – a qual conta com o apoio financeiro da Fundação Araucária. Consideramos importante analisar como os edifícios residenciais são nomeados, pois, analisar um nome de um lugar é compreender a visão de mundo dos denominadores e as motivações que os levaram a nomear esse espaço físico, além de identificar os significados e sentidos que o nome constitui a partir de seu contexto histórico
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    O vir-a-ser “Medalhão”: estratégias e perspectivas de ação para o prestígio social pelo olhar machadiano
    (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Silva, Rafael Lucas Santos da; Pereira, Flavio
    O objeto da presente pesquisa, o conto Teoria do medalhão (publicado em 1882), faz parte da imensa galeria de gêneros com os quais Machado de Assis trabalhou artisticamente, ao longo de 53 anos de percurso ininterruptos de produção literária. Visa-se explorar as relações entre literatura e sociedade a partir da análise do conto em questão, tendo como eixo teórico a posição metodológica de análise literária de Candido (1993). Trata-se da preposição de que os elementos históricos da sociedade são formalizados esteticamente, para assim criar uma estrutura narrativa na qual as implicações sociais não são estudadas como aspectos exteriores a obra, pois esta alcança autonomia própria e, assim, os elementos históricos só poderiam ser compreendidos na imanência da estrutura narrativa. À vista disso, infere-se que o conto Teoria do medalhão se organiza esteticamente a partir de dois elementos da vida social, política e econômica que caracterizam o cenário brasileiro no século XIX, a saber: o Patrimonialismo (FAORO, 1984) e a figura do Bacharel (FAORO, 1984; ADORNO, 1988). Acredita-se que a relevância de tal análise consiste no fato da obra expor que é necessário o estreitamento da consciência crítica daquele que pretende galgar na sociedade o prestígio social e, com isso, ser um medalhão
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    Palavras são pontes! a literatura como mediação cultural: a obra de Junot Diaz
    (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Maria Junior, Paulo Rogério; Souza, Lívia Santos de
    Pensar o âmbito cultural de qualquer território requer pinceladas milimétricas e traços cautelosos, principalmente nos tempos de hoje. Os choques culturais causados pelas diásporas resultam em diversas problemáticas: racismo, conseguinte exclusão de lugares públicos e de poderes, etc. A mediação cultural entraria exatamente nesse ponto, a fim de tapar as feridas causadas por esses choques de voltagem alta a partir de ações: sejam elas educacionais, artísticas, etc. A partir disso, tomamos a obra do escritor dominicano radicado nos EUA, Junot Diaz, intitulada A fantástica vida breve de Oscar Wao (The brief wondrous life of Oscar Wao, 2007) como um exemplo de prática de mediação, levando em conta dois pontos: o púbico-alvo – os estadounidenses – e consequentemente a linguagem que, além de simples, contém elementos da cultura nerd norte-americana aproximando mais o público da obra. Com isso, Junot faz essa ponte, ligando a cultura que isola da cultura isolada
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    Eva Perón e Frida Kahlo: vozes femininas e autobiografia na América Latina
    (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Fachin, Paulo
    A autobiografia resulta, normalmente, de um momento em que o autor realiza uma reflexão sobre a própria existência, dando vida à sua voz e à sua intimidade, compartilhando-as. Eva Perón (1919-1952), argentina, esposa do General do Exército e Presidente da República, Juan Domingo Perón, utilizou a fundação que levava o seu nome e sua autobiografia para dar vida e voz a uma obra social jamais vista em seu país. Frida Kahlo (1907-1954), mexicana, esposa do famoso muralista Diego Rivera, fez uso de sua obra pictórica para dar vida e voz à mulher latina, ao indígena, aos seus amores e à sua dor, dor que só terminou com sua morte. Com este trabalho, objetivamos discutir e analisar questões comuns a estas duas mulheres que possam ser relacionadas à memória, à história, à trajetória e às conquistas das mulheres no contexto latino-americano. Para a produção de nossas reflexões, faremos um levantamento bibliográfico utilizando, principalmente, El Diário de Frida Kahlo: um íntimo autorretrato (1995) e La razón de mi vida (2008), autobiografia de Eva Perón
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    Diversidade cultural e ensino de língua espanhola como língua estrangeira: possibilidades para a sala de aula
    (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Fachin, Paulo
    Sendo a língua consequência da cultura, podemos compreender que ambas (língua e cultura) são questões inseparáveis no processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira (LE). Sabemos que, além das estruturas linguísticas e do desenvolvimento da comunicação, tanto oral quanto escrita, o aprendiz deverá compreender os aspectos culturais da língua estudada, onde é falada, e os costumes dos países que a têm como língua oficial. Desta forma, este trabalho busca contribuir para a compreensão da relevância dos aspectos culturais para a sala de aula de Língua Espanhola como LE. Para as análises presentes neste artigo, fizemos um levantamento bibliográfico acerca dos documentos oficiais que norteiam o ensino de Língua Espanhola como LE em nosso país, como também teóricos que investigam sobre a aprendizagem de Língua Estrangeira
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    O gênero abstract: questões de compreensão e produção textual
    (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Silva, Marcos Paulo da; Guizzo, Antonio Rediver
    O gênero abstract/resumo é a segunda parte mais lida em um artigo científico, ficando para traz apenas do título do trabalho. No abstract/resumo, devem ser apresentadas, concisamente, as informações mais importantes do artigo, essenciais para uma rápida compreensão do teor do trabalho pelo leitor, tais como contextualização, objetivos, método, resultados e considerações finais. No entanto, embora a compreensão do gênero seja fundamental para o desenvolvimento de competências em escrita acadêmica, muitos estudantes apresentam dificuldades no momento de produzir o abstract/resumo. O objetivo deste artigo é apresentar suscintamente as experiências vivenciadas na construção de propostas didáticas que visam ensinar a estudantes universitários como escrever seus resumos/abstracts. Para tal fim, esta pesquisa orienta-se, principalmente, a partir de aportes teóricos provenientes dos estudos de Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2015) e Motta-Roth e Hendges (2010)
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    Do enunciado à aforização
    (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Bachi, Lilian; Coito, Roselene
    Esta pesquisa se justifica em três esferas: acadêmica: como contribuição científica oferecendo ao meio uma reflexão sobre o estudo dos discursos aforizados; profissional: por propor uma possibilidade de análise dos enunciados aforizantes que possa ser usado por mais pesquisadores com diferentes corpus; social: busca dar aos leitores desses enunciados aforizados subsídios para refletirem sobre os diferentes efeitos de sentido produzidos. Tal trabalho procura responder, a partir do conceito de Aforização de Dominique Maingueneau, quais características de enunciados colocados em circulação os tornam aforizações e se esses enunciados tratam-se de enunciados destacados por natureza ou destacados de um texto. Diante desse questionamento, selecionamos como corpus dessa pesquisa duas frases: “toda conquista começa com uma decisão...”, veiculado em uma ação publicitária do curso pré-vestibular Prove, em outubro de 2016; e “tu és eternamente responsável por aquilo que cativas”, destacada da obra O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saitnt-Exupéry. Para tanto, procuramos entender como esses enunciados foram “destextualizados” de seus textos e cotextos fontes; de que modo ocorreu o processo de irrupção, retomada, transformação e circulação desses enunciados; qual a relação deles com conceitos fundamentados na Análise do Discurso de linha francesa
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    Atitudes linguísticas em torno do uso e do ensino de línguas adicionais na UNILA
    (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Mosquera, Laura Andrea Cristian; Martiny, Franciele Maria
    Este estudo parte da ampla corrente migratória no Brasil e, mais especificamente, em Foz do Iguaçu, onde encontramos um contexto bem complexo de correntes migratórias nas regiões fronteiriças, inclusive, na própria Unila, universidade que reúne uma diversidade cultural e linguística. Esta realidade permite uma gama de análise de comportamentos sociolinguísticos em torno das diversas culturas e línguas em contato. Nesse sentido, o presente projeto tem o objetivo de analisar as atitudes linguísticas de falantes de diferentes grupos étnicos e regiões do Brasil, da América-latina e do Caribe que apresentam tanto os técnicos como os professores e alunos em torno do uso e do ensino das diferentes línguas na Unila. Por conseguinte, pretendemos verificar como se dão os contatos entre elas, em que momentos e lugares são utilizados determinados línguas, bem como discutir relações de poder sobre os diversos falares, procurando problematizar a relação entre as línguas prestigiadas e as minoritárias na universidade. Para tanto, faremos um levantamento de dados qualitativos e quantitativos por meio de entrevistas à comunidade acadêmica da Unila. Desta forma, visamos mostrar a pluriculturalidade e o bilinguismo/multilinguismo como um fenômeno sociolinguístico complexo, que abrange situações sociais mais amplas, não isentas, nem transparentes
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    Gonzaga, “lira xix” e a mulher: Identificando os operadores de leitura da poesia na produção de sentidos e avaliando seu aprendizado em sala de aula
    (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Oliveira, Jeciely Ildefonso de; Marczinski, Nathascha Hoffmann; Dias, Ellen Mariany da Silva
    O presente artigo é resultado de uma análise produzida na matéria de Introdução aos Estudos Literários, do Curso de Letras Alemão/Espanhol/Inglês da UNIOESTE - campus de Marechal Cândido Rondon, cujo corpus é a “Lira XIX”, de Tomás Antônio Gonzaga, analisado a partir dos quatro estratos/níveis para leitura de poemas, a saber: gráfico, fônico, morfossintático e semântico. A seguinte análise tem como finalidade apresentar uma melhor visualização de como estes quatro níveis aparecem dentro do poema e como eles dialogam entre si para a formação de sentidos. Ademais, a partir dos mesmos, no decorrer da produção deste trabalho, foi possível contemplar o contexto e as marcas históricas que demonstram o papel da mulher na sociedade no século XVIII relacionado à maternidade, este último como algo intrínseco a mesma. Por fim, a conclusão do trabalho visa a ressaltar a importância de análises como a descrita acima tanto para o aprendizado dos estratos supracitados e demais elementos que envolvem a leitura e interpretação de poemas quanto para a formação do acadêmico como futuro docente mediador de leitura literária
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    A estória da galinha e do ovo: uma história de fome
    (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Oliveira, Jaqueline da Silva; Ramos, Isaac Newton Almeida
    O objetivo deste trabalho é apresentar o conto “A estória da galinha e do ovo”, do livro Luuanda (2006) de Luandino Vieira, no qual o próprio faz uma crítica a situação política e social de Angola. O conto, que apresenta uma briga, aparentemente boba entre duas vizinhas, esconde uma realidade de opressão de um povo negro e pobre de uma colônia governada por brancos. A briga por um único ovo, tão séria que precisou passar até pela polícia para se tentar apaziguar, revela uma realidade de extrema pobreza dos musseques angolanos. Para Luandino (2004), encontramos no conto da estória da galinha e do ovo uma situação ainda colonial, mas já iluminada por fortes tons de um otimismo libertário, onde juntos os mais velhos e mais novos procuram reconstruir dialogicamente o mundo fragmentado. O mesmo, por sua vez, procura ser o mais fiel possível à realidade transformando a obra em um aquário onde ele e seus personagens circulam e, provando, como a fome, a exploração e o desemprego surgem com evidências. Trata-se de uma realidade social de Angola muitas vezes desconhecida pelos leitores de literatura africana
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    A mulher árabe em Foz do Iguaçu e a integração linguístico-cultural
    (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Reinaldo, Gabriela Alejandra Blanco; Maia, Francisca Paula Soares
    O presente trabalho visa relatar a importância da mulher e da cultura árabes em Foz do Iguaçu. Leva-se em consideração o contexto de cidade pluricultural, na qual encontra-se uma diversidade de culturas, as quais têm fatores que são representativos de cada uma delas. Desse modo, falar da mulher muçulmana é fundamental já que ela é um ícone na representação da cultura do Islam, geralmente por causa de sua vestimenta, mais especificamente devido ao uso do hijab (véu), o qual é diretamente associado ao Islamismo. Tem-se por meta abordar a visibilidade da mulher árabe muçulmana nesse município trifronteiriço, com reflexões sobre os imaginários sociais que a envolvem, visto que geralmente se tem uma ideia de que ela é oprimida e sem direitos por causa da sua religião. Pretende-se mostrar sua opinião desde sua perspectiva, desde sua fala, com uso de dados coletados por um trabalho realizado no ano de 2016, em um projeto de ensino de língua árabe intitulado Árabe, Arabismo e Muçulmanismo na Tríplice Fronteira, que culminou em um trabalho de conclusão de curso e que será a fonte dessa apresentação. Será relatada a análise teórica feita a partir das diversas entrevistas que constituíram o corpus, mostrando que as mulheres destacaram seus pontos de vista a respeito de si, da sua visibilidade, da sua contribuição, da sua participação e da sua integração linguístico-cultural na cidade de Foz do Iguaçu
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    Confluências entre antropologia, história e literatura na narrativa de El Sueño del Celta (2010), de Mario Vargas Llosa
    (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Raposo, Fernando
    O presente trabalho analisa o romance El sueño del Celta (2010), de Mario Vargas Llosa e as confluências entre história, antropologia e literatura presentes em sua narrativa. O romance baseia- se em histórias reais e possui forte aspecto biográfico, contextualizando-se historicamente a partir das empreitadas de colonização extrativista no Congo e na Amazônia, descritas e vivenciadas pelo personagem central do romance, Roger Casement. Tendo isso em vista, Llosa explora ficcionalmente entre-lugares historiográficos nesses episódios. Buscaremos entender a construção híbrida de discursos e memórias no romance tendo como aportes teóricos o livro Escritas de si, escritas do outro (2007), de Diana Klinger e os artigos Lógica das diferenças e política das semelhanças (1991) de Walter Mignolo e O texto histórico como artefato literário (1974) de Hayden White
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    Gênero e sexualidade: discutindo e esclarecendo mitos sobre a diversidade de gênero e sexualidade na educação
    (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Silva, Deni Iuri Soares Candido da; Santos, Odair José Silva dos
    Diante do atual quadro político, religioso e todas as formas de doutrinação e colonização do outro, este trabalho está para desconstruir padrões pré-estabelecidos e imposições de vivências aos seres humanos que não se enquadram dentro do padrão cis-gênero heteronormativo (SOUZA E CARRIERI. 2010). Este trabalho também está para descontruir ideias e leituras de discursos equivocados sobre debates de gênero nas salas de aulas. Além das discussões e esclarecimentos sobre orientação/condição sexual e identidade de gênero, a proposta visa a esclarecer formas de se compreender e trabalhar gênero na sala de aula. Uma vez que, masculino e feminino sempre foram compreendidos historicamente como única forma de vivencia sexual (ZYCH E GODOY. 2014). Esta pesquisa objetiva ainda esclarecer e apresentar a diversidade de gênero e sexualidade presente em nossa sociedade, além de contemplar a compreensão de gênero e sexualidade na educação
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    A (pouca) visibilidade de vos em livro didático de espanhol
    (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Massirer, Daiane Cristina; França, Juliana de Sá
    Assim como as demais línguas, o espanhol é heterogêneo e, portanto, abordar a variação linguística em seu processo de ensino e aprendizagem é fundamental. Neste trabalho objetivou-se refletir sobre a abordagem do pronome VOS no volume I da Coleção Didática de Espanhol Síntesis. Sabe-se que os livros didáticos constituem-se no material que mais circula pelas mãos dos estudantes e, por isso, o exercício de examiná-los e avaliá-los constantemente torna-se relevante. A análise do material revelou que, embora o voseo seja difundido na América Latina, região geográfica da qual o Brasil faz parte, seu tratamento ainda ocorre de maneira lacunar. As reflexões empreendidas pautaram- se, sobretudo, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), nas Orientações Curriculares Nacionais (2006) e em Moreno Fernández (2007)
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    Leituras em cenas: o teatro lido como ferramenta no ensino de Português como língua estrangeira - Projeto de extensão Universitária
    (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Olivera, Danilo Ivan; Ramirez, José Luís; Valdez, Maria Luísa; Flores, Rocio Itatí
    O presente trabalho visa a relatar e apresentar as experiências obtidas nas oficinas de teatro lido em português. As práticas aqui relatadas são do ano 2016, concretizadas por alunos e professores do Curso de Graduação em Português. “Leituras em Cenas” é um projeto de extensão da Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais da UNaM, que propõe -através de diversas técnicas e jogos teatrais- uma nova forma de abordar o processo de leitura para aprimorar tanto o ato de ler quanto a fonética nos alunos do curso de Português. Mediante a narração das experiências vividas nestas oficinas queremos refletir e dar conta da importância do teatro lido como ferramenta que aperfeiçoa o processo de aprendizagem na formação de professores de Português língua estrangeira (PLE) na Universidade Nacional de Misiones