dc.contributor.author | Tomazini, Elizabete Cristina de Souza | |
dc.contributor.author | Brandino, Sirlene Angélica Silva | |
dc.date.accessioned | 2018-01-30T16:11:36Z | |
dc.date.available | 2018-01-30T16:11:36Z | |
dc.date.issued | 2014-10 | |
dc.identifier.issn | 2316-8285 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/3298 | |
dc.description | Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 | pt_BR |
dc.description.abstract | Isabel Barca afirma que uma das “maiores potencialidades da História é a consciência da
profundidade que ela proporciona a quem procura compreender o mundo” (BARCA, 2012). Por isso,
superar o ensino dos fatos históricos, sem problematização e que não prioriza a análise de diferentes
ângulos é hoje um dos grandes desafios proposto ao professor da disciplina. Portanto, nesta
apresentação pretendemos abordar esta questão tendo como objeto de análise os capítulos das
narrativas dos livros didáticos sobre a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985) adotados pelas escolas
onde atuam os professores supervisores do PIBID/História/UEL. O referencial teórico para esta
analise terá como suporte os estudos da Educação Histórica sobre os manuais didáticos e as propostas
de ensino de Jorn Rusen(1987) e Isabel Barca(2004) | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeicoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Unila | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Ditaduras militares - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Educação - manuais didáticos | pt_BR |
dc.subject | Educação histórica | pt_BR |
dc.title | “É proibido proibir: o que contam os livros didáticos utilizados pelos supervisores do Pibid/história/UEL sobre a ditadura militar brasileira” | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |