Teoria das cores - uma proposta didática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014-10

Autores

Goulartt, Marcello
Dalri, Jackelini
Higa, Ivanilda

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Unila

Resumo

Este trabalho apresenta uma sequência didática para o ensino da teoria cores, para o segundo ano do Ensino Médio, em um colégio da rede pública estadual, no município de São José dos Pinhais, Paraná, no âmbito do projeto PIBID de Física da UFPR. O objetivo da proposta de ensino é, partindo das concepções prévias dos alunos sobre a luz e a visão, abordar o sistema aditivo de formação de cores com a luz (RGB) e o processo subtrativo (CMYK), por meio de um conjunto de atividades. A proposta é organizada em 5 etapas: 1) aplicação de um questionário para investigar as concepções prévias sobre luz, visão e formação de cores; 2) aula sobre a luz branca, espectro visível e grandezas físicas relacionadas a ondas; 3) aula sobre os processos de formação de cores (luz) aditivo e subtrativo; 4) aula abordando absorção e reflexão seletiva; 5) aplicação de um questionário sobre os assuntos tratados

Descrição

Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014

Palavras-chave

Educação - ensino de física, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)

Citação