Relações familiares e seus desafios no processo de ensino e aprendizagem

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014-10

Autores

Weigert, Bárbara de Freitas
Alves, Vânia Maria
Oliveira, Patrike Soares de
Cesca, Ozélia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Unila

Resumo

O trabalho visa apresentar algumas experiências vividas no interior da escola parceira no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, mais especificamente ligadas às observações de como as relações familiares podem interferir no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. O modelo burguês de família nuclear (pais e filhos), instituído na modernidade, vem sofrendo alterações, motivadas por vários fatores, dentre eles, o fim do patriarcalismo, a inserção da mulher no mundo do trabalho, dentre outros. Nesse contexto, as instituições sociais como a escola também são afetadas. Vários autores, dentre eles, Saviani (2012) identificam que na atualidade, se coloca dentro da escola uma série de atividades que acabam descaracterizando-a; assim, tem-se a impressão de que a escola cuida de tudo, menos da sua função original e histórica, que é de ensinar, de instruir

Descrição

Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014

Palavras-chave

Escola, Ensino-aprendizagem

Citação