Uma análise da Indústria do Entretenimento - Estudo de caso: a artista Beyoncé
Resumo
O objetivo principal deste trabalho fornecer opções de diagnósticos acerca do papel da celebridade Beyoncé na indústria do entretenimento e na vida de mulheres negras no Brasil. Para faze-lo, utiliza-se os estudos trazidos acerca da Indústria Cultural, estabelecendo seus pontos fortes para a análise e suas limitações. A partir da introdução deste termo e de seu enquadramento dentro das Relações Internacionais, faz-se uma breve descrição acerca de parte do conteúdo produzido pela cantora Beyoncé, direcionando uma crítica a partir dos conceitos de Capital de Visibilidade, cunhado por Nathalie Heinich e Capital Solidário, cunhado por Bruno Campanella. Em seguida, propõe-se uma avaliação voltada à influência de Beyoncé no cotidiano de mulheres negras no Brasil, planeada a partir de parte do conteúdo dos dois últimos álbuns de Beyoncé, Beyoncé e Lemonade, entrevistas com mulheres negras universitárias e um arcabouço teórico feminista. Munido dos debates apresentados nos três capítulos, retomam-se os conteúdos a partir das perspectivas propostas, observando a pluralidade de pensamentos e perspectivas possíveis para analisar o trabalho reproduzido pela cantora. The main target of this paper is to provide options for diagnostics the role of Beyoncé
in the entertainment industry and the life of black women in Brazil. To do so, we use
the studies about the Cultural Industry, establishing its strengths for the analysis and
its limitations. Following the introduction of such concept and its framing within
International Relations, a brief description is made of the content produced by singer
Beyoncé, aiming a critique beholding the concepts of Visibility Capital presented by
Nathalie Heinich and Solidarity Capital, by Bruno Campanella. Finally, it proposes to
evaluate the influence of Beyoncé in the daily life of black women in Brazil, arranged
from part of the last two Beyoncé, Beyoncé and Lemonade albums, interviews with
black university women and a theoretical feminist framework. Bearing in mind the
debates presented in the three chapters, the contents are taken from the proposed
perspectives, observing the plurality of thoughts and possible outlooks to analyze the
work reproduced by the singer