Princípios e prática da alteridade na educação infantil

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Data

2014-10

Autores

Fernandes, Pâmela Regina
Nassar, Noelma de Campos
Oliveira, Solange da Costa Lima
Ruckstadter, Vanessa Campos Mariano

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Editor

Unila

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal apresentar os princípios da alteridade a fim de pensá-la como uma prática na Educação Infantil. As discussões aqui apresentadas são resultado das reflexões realizadas no I Ciclo de Estudos Pibid/Pedagogia, campus Jacarezinho. O tema alteridade possibilita pensar em uma educação infantil para além do cuidar, em um ambiente no qual os educadores infantis saibam respeitar e valorizar a cultura da infância. Tornou-se então fundamental na perspectiva da educação saber lidar com “o que é diferente”, assim, exigindo reflexões e um olhar diferenciado do docente sobre o universo infantil. A partir da perspectiva de alteridade, na qual os educadores infantis se coloquem como sujeitos responsáveis por manter essa relação de considerar o Outro, nesse caso, as crianças na faixa etária de zero a 5 anos, serão pensadas as atividades a serem desenvolvidas nas três escolas parceiras do PIBID, no município de Jacarezinho

Descrição

Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014

Palavras-chave

Educação infantil, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), Pedagogia

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