Olimpíada nacional de história do brasil e o ensino de história: uma análise da participação dos alunos da educação básica e bolsistas do PIBID

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014-10

Autores

Tomazini, Elizabete Cristina de Souza
Gouveia, Fernando Cesar

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Unila

Resumo

O ensino de história pauta-se numa busca constante pela reflexão sobre a história e como os estudantes do Ensino Básico se relacionam com ela. Nesta perspectiva pretendemos analisar a construção do conhecimento histórico a partir da Olimpíada Nacional de História do Brasil. Esta competição traz no seu bojo a ideia de que é possível unir a pesquisa e reflexão sobre documentos e fontes históricas, levando os participantes a vivenciar algumas situações que fazem parte do oficio do historiador. Será levantado também um contra ponto com os alunos bolsistas do programa PIBID, refletindo como esta atividade, que faz parte das tarefas desenvolvidas no projeto repercutiu na sua formação como futuros docentes de História. A base teórica da nossa pesquisa está pautada nas pesquisas da Educação Histórica presente nas obras de Isabel Barca, Peter Lee e Jorn Rüsen

Descrição

Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014

Palavras-chave

Ditaduras militares - Brasil, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)

Citação