O uso do lúdico no ensino de química para deficientes visuais ou baixa visão: utilização da tabela FD14
Fecha
2014-10Autor
Pedroso, Rodrigo P. da Silva
Cordeiro, Bharbara S.C. Brito
Nazário, Pablo H. E. N De Paiva
Jungler, Raul R. J. De Lima
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A tabela Periódica organizada e elaborada com características puramente visuais
como formato, distribuição, cor, símbolos, informações numéricas e propriedades com
seguimentos distintos, acaba por excluir de uma vez o deficiente visual. A tabela FD14 ®
apresenta uma proposta onde o aluno, poderá coletar todas as informações contidas em uma
tabela periódica em formato de jogo, sendo a mesma, o principal instrumento na
aprendizagem da química. O modelo de ferramenta proposto foi utilizado por um aluno do 1o
ano do Ensino Médio de 15 anos, deficiente visual desde seu nascimento e inserido no Ensino
Médio regular no Col. Est. Eurídes Brandão. Para êxito da proposta, “João” conseguiu
identificar sem qualquer tipo de auxílio todas as informações que um aluno visual teria
acesso, num processo realmente inclusivo