Mobilização e Trabalho Coletivo com resíduos sólidos: uma experiência no Condomínio Terra Nova
Abstract
Este artigo apresenta um projeto de Educação Ambiental (PAP), com o proposito de
estimular mudanças organizacionais, ambientais e sociais no condomínio Terra Nova de
Foz do Iguaçu. Sendo assim na primeira e segunda etapas foram dedicadas ao trabalho
coletivo, onde o grupo de pesquisadores realizaram visitas e entrevistas com 57 moradores,
visando identificar sua percepção no interior do condomínio de modo geral. A partir deste
levantamento apontou se a necessidade de melhorar a gestão dos resíduos. Na terceira e
quarta etapas os condôminos foram convidados para possíveis ações ambientais que
viessem a contribuir com o meio onde vivem, com o objetivo de melhorar o sistema de
separação correta dos resíduos, fazendo pequenas modificações estruturais no espaço do
acondicionamento final, onde eram depositados os resíduos gerados no condomínio, com
isso, após esta ação iniciou a coleta seletiva de lixo, o desenvolvimento desta atividade
busca a refletir toda a caminhada percorrida durante o curso, pois foram compartilhadas as
experiências vivenciadas durante a trajetória individual de cada um, assim sendo a
elaboração do memorial foi possível, apartir das praticas educativas, as relações
socioambientais, a gestão participativa, onde o envolvimento do coletivo de moradores,
funcionários do condomínio e o Sindico foram fundamentais neste processo de educação
ambiental, que busca formar indivíduos preocupados com os problemas ambientais na
conservação e preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade, considerando a
temática de forma holística, ou seja, abordado os seus aspectos econômicos, sócias e
politicos This article presents an Environmental Education project (PAP), with the purpose of
stimulating organizational, environmental and social changes in the Terra Nova
condominium in Foz do Iguaçu. Thus, in the first and second stages were dedicated to the
collective work, where the group of researchers made visits and interviews with 57 residents,
aiming to identify their perception inside the condominium in general. From this survey
pointed out the need to improve waste management. In the third and fourth stages, the
condominium owners were invited to possible environmental actions that would contribute
to the environment in which they live, in order to improve the system of correct separation
of residues, making small structural modifications in the space of final packaging, where the
In this way, after this action began the selective collection of garbage, the development of
this activity seeks to reflect all the walk traveled during the course, since the experiences
experienced during the individual trajectory of each one were shared. elaboration of the
memorial was possible, from the educational practices, the socio-environmental relations,
the participatory management, where the involvement of the collective of residents,
condominium officials and the Sindico were fundamental in this process of environmental
education, which seeks to train individuals concerned with environmental problems in
conservation and prese natural resources and sustainability, considering the theme in a
holistic way, that is, addressing its economic, social and political aspects