O ensino de química abordando as controvérsias do método científico
Fecha
2014-10Autor
Muller, Regiane
Vercesi, Diego Francisco Reichenbach
Matsumoto, Flávio Massao
Metadatos
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O objetivo deste trabalho é apresentar como as concepções acerca do método
científico no ensino básico influenciam no aprendizado de química por estudantes da
educação básica. Para isso, foi elaborada uma unidade didática aplicada em uma turma de
primeiro ano do ensino médio em um colégio da rede pública. Apresentamos aos alunos
conteúdos de ligas metálicas de modo a desconstruir o chamado método empírico-indutivista,
numa abordagem histórico-filosófica da ciência, com a exposição dos problemas com o
referido método. Para a constituição de dados, foram aplicados questionários para comparação
das concepções dos alunos antes e depois das aulas. A análise desses dados nos levou a
percepção de que o ensino de química se utilizando das controvérsias acerca do método
empírico-indutivista contribuiu com um melhor entendimento por parte dos estudantes dos
conteúdos de ciências e do trabalho científico