O ambiente ensina, a rotina organiza
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Data
2014-10Autor
Simeoni, Maria Cristina
Bueno, Patricia Severino
Albano, Paula Cristina de Souza
Silva, Tatiele Rodrigues da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo principal desta pesquisa foi analisar alguns documentos a respeito da
Educação Infantil, disponíveis no site MEC, destacando as questões relacionadas ao espaço e tempo e
compará-las com a realidade escolar. A metodologia de pesquisa teve abordagem qualitativa, com
procedimento da Análise Documental e da Observação Direta em três escolas. A observação se deu
com base numa pauta formulada a partir do documento “Esta creche respeita a criança” (BRASIL,
1995). Os resultados apontaram que, os usos dos espaços nas instituições não coincidem com o que
está estabelecido nos documentos analisados. Quanto às rotinas, foram percebidas mais como
disciplinadoras do que mediadoras da aprendizagem. Entende-se que são necessárias mudanças e
espera-se que, as ações do PIBID promovam-nas em algum grau. Mas, também é preciso um olhar
mais sistemático, por parte dos órgãos responsáveis, sobre nossas instituições de ensino de Educação
Infantil