Modelagem computacional versus experimentação no ensino de física

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014-10

Autores

Santos, Thaís Ananda dos
Costa Junior, José de Oliveira
Pinto, Angela Emilia de Almeida

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Unila

Resumo

O presente trabalho insere-se no âmbito do PIBID de Física de nossa instituição, financiado pela CAPES. O objetivo do trabalho foi realizar um estudo sobre o uso de laboratórios convencionais de Física versus laboratórios virtuais para o ensino médio. Dessa forma, o grupo do PIBID desenvolveu e aplicou uma oficina para estudantes de graduação do curso de licenciatura em física da nossa instituição, e para professores do ensino médio que atuam na área. A oficina ocorreu durante a Semana Acadêmica do curso. Os resultados mostram que 40% dos participantes sentiu que o conteúdo visto na oficina de modelagem foi mais instrutivo que o de experimentação, e dos 67% dos professores que atuam na rede pública e conhecem a realidade das escolas e do conteúdo disponível da internet, concordaram que a modelagem é uma opção à escassez de conteúdos diferenciados disponíveis na internet. Um professor não optou pela modelagem e dada à sua inexperiência computacional

Descrição

Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014

Palavras-chave

Experimentação, Tecnologia da Informação e Comunicação - TICs, Aprendizagem significativa

Citação