Formação inicial do professor: foco na proposta com gêneros discursivos da esfera midiática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014-10

Autores

Aguiar, Luis

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Unila

Resumo

Este trabalho se originou das discussões realizadas pelo PIBID de Língua Portuguesa, na Universidade Estadual de Maringá e tem como objetivo principal discutir resultados parciais do desenvolvimento de oficinas de gêneros jornalísticos no nono ano da educação básica, no ano de 2014. O referencial teórico ancorou-se na Análise Dialógica do Discurso (BAKHTIN, 1988, 1992) e em estudos do Interacionismo sociodiscursivo (BRONCKAR, 2003). Dessa maneira, a pesquisa busca tornar as aulas de língua portuguesa mais atrativas e envolventes para os estudantes, visto que as atividades propostas são voltadas para o estudo e a reflexão do uso de cada gênero, como notícia, reportagem, classificados e entrevista. Resultados iniciais apontam que a oficina tem se revelado uma ferramenta significativa para a elaboração dos conteúdos a serem transpostos pelos alunos

Descrição

Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014

Palavras-chave

Gêneros discursivos, Língua portuguesa, Esfera midiática

Citação