Explorando o pensamento algébrico por meio do jogo pega varetas
View/ Open
Date
2014-10Author
Chaves, Bruna Paula Pereira Gomes
Macedo, Amanda de Fátima Mello
Ciani, Andréia Büttner
Antunes, Francieli Agostinetto
Metadata
Show full item recordAbstract
Este trabalho está inserido no eixo Experiências de Ensino e Aprendizagem: PIBID e a
Escola. Relata uma experiência com alunos de 8o e 9o ano que participam do Projeto Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência –PIBID, no Colégio Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo
Branco, na cidade de Cascavel. Na intenção de desenvolver o pensamento algébrico nos alunos,
propomos uma atividade com o jogo de pega varetas. A partir dos registros do jogo, sugerimos a eles
que utilizassem letras para representar as cores das varetas, proporcionando um contexto para a
compreensão da ideia de incógnita. Sugerimos que transformassem esses dados em expressões
algébricas e substituíssem os valores de cada cor para calcular a pontuação no jogo. Depois da
atividade, propomos situações-problemas simulando jogadas de pega varetas. O objetivo desta aula foi
criar nos alunos a necessidade da utilização do pensamento algébrico para organizar situações reais