dc.contributor.author | Luz, Marcos Rogério Busso | |
dc.contributor.author | Crivelari, Tania Camila | |
dc.contributor.author | Fujii, Rosangela Araujo Xavier | |
dc.contributor.author | Corazza, Maria Júlia | |
dc.date.accessioned | 2017-10-25T19:48:37Z | |
dc.date.available | 2017-10-25T19:48:37Z | |
dc.date.issued | 2014-10 | |
dc.identifier.issn | 2316-8285 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/2793 | |
dc.description | Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 | pt_BR |
dc.description.abstract | Pesquisadores e documentos normativos da Educação Básica de Ensino têm ressaltado
a necessidade de se trabalhar a disciplina Biologia em sala de aula tendo como eixo articulador e
organizador a Evolução Biológica. Frente a esta premissa, foi elaborada, por licenciandos do curso
de Ciências Biológicas, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
(PIBID) da Universidade Estadual de Maringá, uma Sequência Didática para o ensino do Phylum
Chordata, desenvolvida junto a uma turma do segundo ano do Ensino Médio, de uma escola
pública de Maringá, região noroeste do Paraná/Brasil. Os resultados evidenciaram que essa forma de
organização do ensino favoreceu o entendimento das diferenças e similaridades existentes nos
diferentes grupos de cordados como resultado dos complexos mecanismos evolutivos, que
atuaram, atuam e atuarão ao longo da história evolutiva, possibilitando tamanha diversidade | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Unila | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Organização do ensino | pt_BR |
dc.title | Evolução como princípio organizador em cordados: uma experiência no ensino médio a partir do PIBID/UEM | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |