Ensino escolar da geopolítica e sua importância na alfabetização geográfica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014-10

Autores

Pegoretti, Renata Ferrari
Oliveira, Rosana Arlete de
Frick, Elaine de Cacia de Lima

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Unila

Resumo

Quando se propõe uma discussão teórico-metodológica do ensino da Geografia, diretamente deve-se ligá-la a prática docente hoje exercida na escola sobre a perspectiva dessa disciplina. Essa prática docente, juntamente com o corpo pedagógico, é responsável desde as séries iniciais pela alfabetização geográfica que se é construída na medida em que o entendimento e os conceitos da disciplina são exercitados ao longo dos anos. Este artigo propõe uma reflexão sobre o papel e os objetivos da geografia na escola, tendo como principal objetivo a discussão acerca do ensino da geografia escolar, e principalmente da importância geopolítica na elucidação dos demais conhecimentos geográficos. Como início de trabalho, foi utilizada a aplicação de uma atividade a alunos do 2o ano do ensino médio sobre o tema “Guerra Fria”, pela qual se tirou algumas conclusões e considerações de estudo

Descrição

Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014

Palavras-chave

Geografia escolar, Conhecimento geográfico, Geopolítica escolar, Geopolítica

Citação