Educação infantil: a relação entre os princípios norteadores do subprojeto do Pibid e as demandas das EMEIS

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Data

2014-10

Autores

Vinha, Maria Lúcia
Ruckstadter, Vanessa Campos Mariano
Simeon, Maria Cristina

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Editor

Unila

Resumo

Este trabalho buscou analisar a relação entre os princípios norteadores do Sub Projeto “Pedagogia-Educação Infantil”, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, e as demandas das Escolas Municipais de Educação Infantil, EMEIs, integrantes do Subprojeto. Ele fundamenta-se em princípios da pedagogia histórico-crítica e recorre às temáticas sobre identidade do profissional da educação infantil, sobre relações sociais no âmbito da alteridade, e sobre práticas pedagógicas que contemplem a mediação pedagógica, a criatividade e a ludicidade. Através de pesquisa bibliográfica e de observações nas EMEIs, concluiu-se que a apropriação desses princípios pelos integrantes do Subprojeto contribui para o estabelecimento de ações políticas e pedagógicas que interfiram na realidade apresentada, a qual apresenta problemas da ordem de estrutura física, de manutenção, de número insuficiente de docentes e de aprofundamento didático e pedagógico

Descrição

Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014

Palavras-chave

Educação infantil, Princípios - demandas

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