Educando Crianças
View/ Open
Date
2014-10Author
Simeoni, Maria Cristina
Barbosa, Maria Aparecida Fermino
Carvalho, Gabriela Fontana de
Oliveira, Isabela Gonçalves de
Metadata
Show full item recordAbstract
Este artigo é uma análise entre as Diretrizes Curriculares Nacionais para
Educação Infantil – DCNEI (2013) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação
Infantil - RCNEI (1998), comparando o significado dado do termo educar. O objetivo
principal foi verificar o significado do termo educar (educação, educativo, educacionais), para
a Educação Infantil, comparando os documentos. A pesquisa foi do tipo bibliográfica e como
procedimento foi utilizada a análise comparada dos documentos. Os resultados apontaram que
os RCNEI e as DCNEI apresentam as mesmas concepções em relação ao educar. O primeiro
de maneira mais objetiva e o outro de maneira ampliada e fundamentada, caracterizando
maior fortalecimento ao ato educativo na Educação Infantil. Ambos são importantes no
contexto da formação de professores. Fica a sugestão de focar os trabalhos nas DCNEI, por
ser mais atual