De malandro a bandido: a metamorfose do outro urbano no cinema brasileiro
Resumen
Este trabalho percorre as diferentes formas de figuração do bandido urbano
nos movimentos Cinema Novo, Cinema Marginal e no Cinema da Retomada
em filmes de ficção que se passam no Rio de Janeiro. Todavia, se concentra
na metamorfose da figuração do malandro dos morros cariocas para o bandido
urbano militarizado. Esta transformação acontece na década de 1970,
momento chave em que ocorre a justaposição do malandro e do bandido na
representação cinematográfica. Para entender esta transfiguração a pesquisa
analisa os filmes: Rio 40, graus (1955) de Nelson Pereira dos Santos, O Anjo
Nasceu (1969) de Julio Bressane, O Amuleto de Ogum (1974) de Nelson
Pereira dos Santos e Lucio Flávio: o passageiro da agonia (1979) de Hector
Babenco This study aims to identify and analyze the metamorphosis of urban bandit from the
decade of 1970 in the city of Rio de Janeiro, by means of the films: The Angel was
born (1969) Julio Bressane, The Amulet of Ogum (1974) by Nelson Pereira dos Santos
and Lucio Flavio: the passenger of agony (1979) Hector Babenco. In this way, the
search through the metamorphosis of cinematographic representations of Other urban
areas in different periods of the cinema (Cinema Novo and Marginal and Resume) and
focuses on this specific moment because it is a key moment: juxtaposition of malandro
and bandit, in the characters of fiction. In this sense, the research shows that the
representation in cinema acts as a sounding board of desires and discussions in
society