Desafios do planejamento da iniciação à docência: relatos e reflexões
View/ Open
Date
2014-10Author
Maldaner, Amanda Scapini
Lima, Eloiva Fátima Ferreira de
Klüber, Tiago Emanuel
Metadata
Show full item recordAbstract
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID, é uma proposta
relativamente consolidada para a formação de professores em nosso país. E, como ocorre com
qualquer proposta, é de se esperar que ela propicie avanços, os quais, por sua vez, requerem a
superação de entraves. Um destes se concentra na questão do planejamento necessário em
qualquer ação pedagógica. Desse modo, nesse texto, perseguimos a seguinte interrogação:
Quais os desafios do planejamento na Iniciação à Docência? O material significativo para
efetuarmos essa discussão consiste em relatos de experiência de alguns integrantes do programa,
do subprojeto da Licenciatura em Matemática da Unioeste, Cascavel. Além destes relatos,
tomamos as memórias e relatórios das reuniões periódicas realizadas ao longo do ano de 2014.
Como desfecho, apresentamos reflexões sobre o planejamento situadas a partir das
particularidades dos envolvidos no processo