Aula laboratorial sobre microrganismos: a importância da experiência para a construção do conhecimento científico

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014-10

Autores

Ruppel, Deborah T.
Tamada, Marcelo H.
Souza, Caroline F.
Mendonça, Márcia H.

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Novos métodos para aperfeiçoar o aprendizado nas escolas de ensino fundamental e médio são continuamente buscados e sugeridos por diferentes autores. Porém, não é tarefa fácil modificar o cotidiano atual das escolas e inserir vertentes inovadoras de ensino. É nesse contexto que a utilização de aulas práticas pode abrir um viés para exploração da construção do conhecimento científico, passando pela observação dos fatos e a formulação de hipóteses. O laboratório, sendo um ambiente de múltiplas possibilidades, favorece um desenvolvimento mais pleno dos educandos, uma vez que a utilização de aulas experimentais contribui diretamente para que progridam de maneira a compreender e apropriar-se de conceitos científicos. Nessa perspectiva, buscou-se explorar o ensino de Ciências através de experimentos em laboratório, conduzidos pelos próprios educandos e mediados pelos professores, para a construção de uma aprendizagem significativa por experimentação

Descrição

Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014

Palavras-chave

Práticas de laboratório, Ensino de ciências, Biologia, Experimentação

Citação