Alfabetização como direito humano na educação de jovens e adultos, a partir do método Paulo Freire

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Data

2014-10

Autores

Vaz, Ana Luiza Vidal
Velho, Amanda Caroliny Melnik
Siqueira, Ana Paula de Moraes de
Dantas, Rosilania da Rocha

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Resumo

Este artigo apresenta o relato de experiência em uma turma de Educação de Jovens e Adultos no município de Curitiba-PR no primeiro semestre de 2014. Utilizou-se como aporte teórico- metodológico as pesquisas e trabalhos desenvolvidos por Paulo Freire (1967), bem como os estudos de Silva (2009), Libâneo (1992), Martins (1999) e Mizukami (1986) para o desenvolvimento do projeto. Com base nas observações realizadas, optou-se por trabalhar com o tema gerador reciclagem, pois grande parte dos alunos da turma tem esta como sua profissão. Deste modo foram realizadas diversas ações, que contribuíram para o processo de alfabetização dos alunos bem como para a melhoria da prática das bolsistas PIBID. O projeto continua sendo desenvolvido com os alunos, agora sendo ampliada a discussão sobre a garantia dos direitos básicos aos cidadãos, com a confecção de um jornal, como forma de socializar os conhecimentos construídos ao longo do ano

Descrição

Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014

Palavras-chave

Direitos humanos, Paulo Freire (1921-1997) - educador, pedagogo e filósofo brasileiro, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)

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