Africanidades na aula de português: do livro didático à prática em sala de aula

Imagem de Miniatura

Data

2014-10

Autores

Vieira, Rafhaele Maria
Hardt, Elis
Jovino, Ione da Silva

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a forma que o negro é representado o nos livros didáticos de português e como a diversidade e identidades étnico-racial e cultural está sendo trabalhada no contexto escolar, através deste instrumento, dentro das atividades do PIBID. Apresenta algumas das leituras iniciadas sobre a representação do negro no livro didático, demonstrando que a mesmo ainda permanece muito presa a estereótipos, ainda que apontem o potencial do livro didático para quebrar paradigmas. Brevemente discorremos sobre a necessidade de se observar as interações e discursos sobre a questão racial presentes na sala de aula, bem como o papel da língua/gem na construção social de identidades. Finaliza com algumas considerações sobre a necessidade de um olhar crítico sobre os materiais utilizados em sala de aula

Descrição

Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014

Palavras-chave

Livro didático, Negros, Língua portuguesa

Citação