A investigação-ação no subprojeto de pedagogia: a utilização da literatura como um instrumento de incentivo a leitura

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014-10

Autores

Jesus, Atair José Bernardino de
Arenhart, Leonice Izaura Tocheto
Wendling, Cléria Maria

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Reconhecendo o professor como o principal incentivador da leitura na escola, buscou-se, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) subprojeto do curso de Pedagogia, construir ações de formação de professores voltadas para a inserção da contação de histórias no ciclo de alfabetização. Compreendemos que as histórias literárias contribuem com a ampliação do repertório para a construção de textos das crianças e para a compreensão de si e do mundo. Desse modo, este trabalho pretende apresentar uma experiência da utilização da literatura no ambiente escolar, fazendo reflexões sobre a temática, e problematizando a utilização da investigação-ação como a metodologia de trabalho utilizada como instrumento de formação de novos professores. As ações no PIBID tem uma importante contribuição na formação dos professores que recebem os bolsistas em suas turmas no que se refere à instrumentalização para a inserção mais efetiva da literatura no ciclo de alfabetização

Descrição

Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014

Palavras-chave

Contação de histórias, Iniciação a docência, Investigação-ação

Citação