PIBID - Artigos científicos
Browse by
Recent Submissions
-
“É proibido proibir: o que contam os livros didáticos utilizados pelos supervisores do Pibid/história/UEL sobre a ditadura militar brasileira”
(Unila, 2014-10)Isabel Barca afirma que uma das “maiores potencialidades da História é a consciência da profundidade que ela proporciona a quem procura compreender o mundo” (BARCA, 2012). Por isso, superar o ensino dos fatos históricos, ... -
“Pensando liberdade e censura no brasil da ditadura civilmilitar e dos dias atuais – uma experiência no ensino de história”
(Unila, 2014-10)O Objetivo do presente trabalho é apresentar a atividade realizada pelo PIBID História 1 UFPR nos colégios Manoel Ribas e Dom Pedro II, ambos em Curitiba, sob coordenação da Profa. Dra. Karina KosickiBelotti e orientação ... -
“O salto quântico dos vagalumes”: os quadrinhos como ferramenta didática nas aulas de química
(Unila, 2014-10)O trabalho analisa os resultados de uma Proposta Didática que aborda o modelo atômico de Bohr a partir de uma HQ sobre a bioluminescência dos vagalumes. Como os conceitos envolvidos nesse conteúdo são vistos de forma ... -
“O que cabe num poema” - uma proposta de letramento literário por intermédio da leitura de poemas de Fernando Pessoa
(Unila, 2014-10)Este trabalho visa apresentar e discutir aspectos que envolvem uma proposta de leitura dos poemas de Fernando Pessoa, diante do perceptível distanciamento instaurado entre o gênero poesia e a sala de aula. A inquietude ... -
“Commedia Dell’arte e... música?”: proposta interdisciplinar voltada para o ensino da arte
(Unila, 2014-10)O presente artigo tem como objetivo descrever o processo de elaboração de uma das ações do projeto PIBID Interdisciplinar – Artes Cênicas e Música, que será realizada no Colégio de Aplicação Pedagógica – (CAP) da ... -
‘Democracia racial’: relato de uma experiência do Pibid história UENP
(Unila, 2014-10)Partindo das considerações da Didática da História de Jorn Rüsen, o subprojeto PIBID História UENP busca empreender a formação de professores com base na ideia de que a escola é também um campo de investigação para os ... -
Vivências e contextos pedagógicos relevantes na atuação de pibidianos no CMEI Herbert de Souza, Francisco Beltrão/PR
(Unila, 2014-10)O presente artigo propõe uma reflexão sobre as vivências de Iniciação à Docência no CMEI Hebert de Souza, município de Francisco Beltrão/PR, na turma do Pré-escolar II, com o total de 26 alunos, entre 03 a 04 anos de ... -
Visão dos alunos da escola pública sobre vídeo games no ensino de língua inglesa e a proposta com o RPG maker
(Unila, 2014-10)Muitos autores tem defendido o uso de MMOS (massive multiplayer online games) na aquisição de uma segunda língua (RAMA ET AL., 2009; PETERSON, 2012). Desse modo, este trabalho objetiva relatar a visão dos alunos sobre ... -
Visão do acadêmico pibidiano no acompanhamento do conselho de classe no Cólegio Estadual 31 de Março
(Unila, 2014-10)O Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto da Matemática/Ensino Médio, vinculado a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) ocasiona aos acadêmicos participantes, além da oportunidade de frequentar ... -
Videogames, gamification e ensino de línguas no Pibid: teoria e prática
(Unila, 2014-10)O uso de tecnologias como ferramenta auxiliadora em diversas práticas sociais tem sido cada vez mais recorrente. Neste contexto, os videogames e a teoria de Gamification têm sido constantemente mencionados. Assim objetivamos ... -
Video games e ensino de línguas: mapeando as pesquisas
(Unila, 2014-10)Esse trabalho objetiva apresentar um mapeamento das pesquisas sobre o uso de vídeo games no ensino no contexto Brasil. Nosso intuito era compreender as implicações do uso de vídeo games para o ensino de línguas e os seus ... -
Verificação dos níveis de aptidão física de crianças com idade entre 6 e 9 anos
(Unila, 2014-10)Neste trabalho mensurou-se a estatura, massa e a aptidão cardiovascular de 112 crianças, entre 6 e 9 anos de idade, em ambos os gêneros. Todas elas são alunas da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, da cidade de ... -
Utilizações do vinte de novembro: como o dia da consciência negra é percebido em sala de aula?
(Unila, 2014-10)O presente trabalho se destina a expor a atividade desenvolvida pelos bolsistas do subprojeto do PIBID de História 1 da UFPR, sob coordenação da Profa. Dra. Karina KosickiBellotti, juntamente com os professores supervisores ... -
Utilização de modelos didáticos como facilitadores da aprendizagem nas disciplinas de ciências e biologia
(Unila, 2014-10)O presente trabalho realizado na Unespar - Campus União da Vitória vinculado ao Subprojeto PIBID Ciências Biológicas, teve como objetivo elaborar modelos que facilitassem o aprendizado da morfologia animal pelos alunos ... -
Utilização da avaliação diagnóstica como recurso didático pedagógico: relato de experiênça
(Unila, 2014-10)O respectivo trabalho de pesquisa trata-se de um relato de experiência sobre o projeto desenvolvido pelos acadêmicos participantes do Projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), da Universidade ... -
Utilizando a plataforma fazgame no ensino de língua inglesa: primeiras experiências
(Unila, 2014-10)A literatura tem reportado grandes vantagens em se utilizar jogos no ensino de línguas. Neste trabalho, apresentamos os jogos educacionais produzidos por um grupo do Pibid de Letras-Inglês da UEL por meio da plataforma ... -
Uso de um website como uma abordagem diferenciada no ensino da química
(Unila, 2014-10)Com o advento da informática e a proliferação do uso da internet para grande parte da população houve uma grande melhoria no processo de aprendizagem, havendo inúmeras possibilidades de metodologias alternativas para que ... -
Uso de documentários nas intervenções Pibid: experiência em sala de aula
(Unila, 2014-10)Este artigo tem por objetivo refletir a utilização de fontes cinematográficas em sala de aula, considerando as concepções do ensino de história que coloca os documentários históricos como possibilidades que contribuem ... -
Uso das tecnologias como ambiente de aprendizagem no ensino de História
(Unila, 2014-10)Objetiva-se, com este trabalho, tecer considerações em torno de temáticas debatidas a respeito do uso de tecnologia nos meios escolares, mostrando o impacto relevante, tanto positivo, quanto negativo da utilização de uso ... -
Uma proposta de problematização do equilíbrio químico do AAS
(Unila, 2014-10)Sabe-se que a Química como disciplina, na realidade educacional brasileira atual, tem sua aprendizagem caracterizada pela memorização, promovendo uma aprendizagem precária de conteúdos, sem ausência de contextualização. ...