Sentidos para o ensino da literatura hispânica na universidade e na educação básica
Resumo
O objetivo desta comunicação é refletir sobre a importância da literatura hispânica na formação do
professor de espanhol e sua inserção na educação básica. Tendo a literatura de língua espanhola
como objeto de estudo e de minha prática docente, problematizo a importância da literatura na
formação cultural do professor de espanhol e sua presença nas aulas de língua espanhola da
educação básica. Historicamente, a literatura esteve presente no ensino de língua estrangeira, sendo
utilizada como recurso durante a vigência da metodologia gramáticatradução. Conforme os estudos
sobre ensino de línguas avançaram em direção da necessidade de desenvolvimento de habilidades
comunicativas, cometeuse o que considero um equívoco grave: a confusão entre recurso e
metodologia. No afã de abolir o método gramáticatradução, eliminouse também a literatura,
quando, em realidade, ela não era o problema e sim a maneira como era utilizada. No entanto, se
hoje existe a compreensão de que o ensino de línguas deve estar fundamentado na
Interculturalidade e, de acordo com PIZARRO (2007), literatura e cultura não estão desassociadas,
a ausência da literatura nas aulas de espanhol deve ser revertida. Com base nos estudos de
PERRONEMOYSÉS (2006), CÂNDIDO (1995) e no que os documentos norteadores da educação
preconizam sobre o ensino de literatura estrangeira, defendo a presença da literatura hispânica na
educação básica, enfatizando as questões simbólicas e estéticas e não apenas a leitura, já que, de
acordo com TODOROV (2009), isto diminui o valor da literatura na formação emocional do
estudante