O quadro do ensino de espanhol como língua estrangeira no estado de Pernambuco 11 anos após a lei de obrigatoriedade

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Data

2016-08

Autores

Cavalcanti, Laura Jorge Nogueira

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Editor

UNILA

Resumo

Este trabalho visa apresentar um diagnóstico da situação do ensino de espanhol no estado de Pernambuco, 11 anos após a aprovação da lei 11.161/2005 que postula a obrigatoriedade de oferta de ensino de língua espanhola no ensino médio público e privado em todo o Brasil. Primeiramente, e brevemente, traçamos um caminho que recupere as expectativas em relação lei, os desdobramentos da mesma no âmbito de formação de professores e às práticas por ela instituídas quando de sua aprovação. Em seguida, e mais detidamente, voltamonos para o momento atual, focando especialmente nas oportunidades encontradas e dificuldades enfrentadas pelos professores de espanhol atuantes em Pernambuco hoje, seis anos após a implantação efetiva da lei. Objetivamos refletir, portanto, sobre a relação complexa e problemática entre a implantação de uma política educacional e a realidade prática vivenciada pelos agentes afetados diretamente por esta política. Um exame das motivações que levaram implantação da lei ajudaria a explicar o contraditório entre a demanda por profissionais de letras habilitados para o ensino de espanhol e a oferta de profissionais com variados níveis e perfis de formação. Tomando como atual, pertinente e nosso o questionamento suscitado por Lisboa (2009, p. 215), então a um ano do cumprimento efetivo da “lei do espanhol”, indagamos: “Será que a lei [está sendo] cumprida em todos os estados e em que condições o espanhol [está sendo] implantado?” A fim de responder, ainda que parcialmente, a este questionamento, e à luz do recente concurso público em que não foram abertas vagas para professores de espanhol a compor o quadro da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, trazemos um levantamento do quadro atual do ensino de espanhol no estado

Descrição

IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016

Palavras-chave

Estado de Pernambuco, Ensino de espanhol

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