dc.description.abstract | Nesta comunicação, temos como objetivo apresentar algumas reflexões sobre as implicações das
práticas de teletandem na formação inicial de professores de espanhol/LE. O teletandem, mais
recentemente, é definido como um contexto autônomo, colaborativo de interação online via
webcam que utiliza tecnologia VOIP (como Skype, dentre outros) e que facilita o contato
transcultural entre povos de diferentes países; no teletandem, um parceiro ajuda o outro na
aprendizagem de sua língua nativa (ou língua na qual é proficiente), com a supervisão de um
professormediador (TELLES, 2015). Para o desenvolvimento deste trabalho, são utilizados dados
provenientes de uma experiência entre alunos de uma universidade brasileira em interações com
alunos de uma universidade mexicana. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desta
investigação pautase nos pressupostos da pesquisa qualitativa crítica (CARSPECKEM, 2011), uma
vez que o enfoque está centrado no processo em que acontecem as ações de teletandem, bem como
na reflexão sobre as práticas de ensinar e aprender línguas. A análise dos dados aponta para o fato
de que o teletandem, além de constituirse como contexto tecnológico favorável ao desenvolvimento
das competências linguística e intercultural, configurase como um cenário deflagrador de reflexões
que potencializam a construção de saberes empíricos, teóricos e metodológicos importantes para o
fortalecimento da identidade do professor de espanhol/LE | pt_BR |