Baba de Caracol en Terciopelo Negro: a crônica de Pedro Lemebel analisada pela teoria literária brasileira

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-08

Autores

Maia, Helder Thiago Cordeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Neste trabalho, a partir das discussões levantadas por seis teóricos e críticos literários brasileiros, analisamos nove crônicas, que estão espalhadas por seis livros, do escritor chileno Pedro Lemebel, tendo como primeiro objetivo problematizar o lugar da crônica no campo das literaturas contemporâneas. Além disso, por compactuarmos com a ideia de que um estudo exclusivamente formal de um texto literário termina sempre por descartar os aspectos éticos da obra, discutiremos e analisaremos essas seis obras também a partir dos estudos queer, sem perder de vista aportes teóricos dos feminismos interseccionais e dos estudos transfeministas. A partir dos livros La esquina es mi corazón: crónica urbana (1995), Loco Afán: crónicas de sidario (1996), De Perlas y Cicatrices (1998), Zanjón de la Aguada (2003), Adiós Mariquita Linda (2004) e Háblame de amores (2012) podemos dizer que o autor através de uma linguagem em devir minoritário, que é sempre proletária, travestida e afeminada, desmonta a hetero e a homonormatividade da sociedade chilena, seja através de conhecidas figuras dos mundos das artes, das letras e da política institucional, seja através de desconhecidos e fugazes amantes, seja através de instituições macropolíticas. Podemos dizer, portanto, que a linguagem em Lemebel é sempre uma possibilidade de criação artística, ainda que ele esteja extremamente preocupado em discutir questões políticas. Por fim, podemos afirmar que, apesar do constante flerte com a poesia, muitas das características associadas tradicionalmente à crônica atravessam a obra do autor chileno

Descrição

IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016

Palavras-chave

Teoria literária brasileira, Pedro Lemebel - escritor chileno

Citação