Heteronormativade no ensino de Português e Espanhol LE na fronteira Brasil-Argentina: um estudo contrastivo a partir de manuais e aulas de línguas em escolas públicas

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Data

2017-08-03

Autores

Oliveira, Francisco Leandro de

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Resumo

Neste trabalho, analiso manuais didáticos de ensino de português e espanhol língua estrangeira, usados em escolas públicas na fronteira entre Puerto Iguazú (ARG) e Foz do Iguaçu (BRA) refletindo se são eles heteronormativos ou não. Nessa linha, reflito sobre o papel da instituição escolar na formação subjetiva de seus estudantes e defendo que seu funcionamento é por vezes segregador porque está ela própria alicerçada em valores sociais excludentes como o da heterossexualidade compulsória, a expressão cunhada pela filósofa Judith Butler e que explico no texto.
In this work, I analyze teaching manuals of Portuguese and Spanish foreign language teaching, used in public schools on the border between Puerto Iguazú (ARG) and Foz do Iguaçu (BRA), reflecting whether they are heteronormative or not. Along these lines, I reflect on the role of the school institution in the subjective formation of its students and I argue that its functioning is sometimes segregating because it is itself based on exclusionary social values ​​such as compulsory heterosexuality, the expression coined by the philosopher Judith Butler and which I explain in the text

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à o btenção do título de Bacharel em Letas, Artes E Mediação cultural. Orientadora: Profa. Dra. Débora Cota

Palavras-chave

Heteronormatividade, Direitos LGBTs

Citação

Oliveira, Francisco Leandro de. Heteronormativade no ensino de Português e Espanhol LE na fronteira Brasil-Argentina: um estudo contrastivo a partir de manuais e aulas de línguas em escolas públicas. 2017. 56 p. Trabalho de conclusão de curso (Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americano (UNILA), Foz do Iguaçu, 2017.