Best-sellers na América Latina: pontes para formação de leitores por meio da mediação das obras Almakia (Lhaisa Andria) e Tiempo de dragones (Liliana Bodoc)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-04

Autores

Dill, Elisa Ines Christ

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho consiste em analisar best-sellers latino-americanos, de duas autoras latino-maericanas: Lhaisa Andria (Almakia, A Vilashi e os Dragões) e Liliana Bodoc (Tiempo de Dragones, La profecia Imperfecta). Pretende-se verificar as características do gênero saga como estrutura de narrativa juvenil e o alto consumo dessas obras, tornando-as “best- seller”. Também será interesse desvendar o imaginário latino-americano plasmado na escrita dessas autoras. Apesar de o gênero escolhido para a produção das obras conduzir à descrição de um universo fantástico, cabe verificar se existem traços da cultura latino-americana entrelaçados nas narrativas. A investigação fundamenta-se nos conceitos de Bakhtin (2001) e de Fiorin (1997) que retoma a reflexão do russo, quando afirma que “todo texto é um pronunciamento de uma dada realidade”

Descrição

II Jornadas Latino-Americanas de Linguagens e Cultura. Em comemoração aos 100 anos de nascimento de Roa Bastos e 50 anos da morte de Guimarães Rosa

Palavras-chave

Gêneros literários e mediação, Best-seller e formação de leitores, Escrita feminina

Citação

Dill, Elisa Ines Christ. Best-sellers na América Latina: pontes para formação de leitores por meio da mediação das obras Almakia (Lhaisa Andria) e Tiempo de dragones (Liliana Bodoc). In: JORNADAS LATINO-AMERICANAS DE LINGUAGENS E CULTURA, 2., 2017, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: UNILA, 2017. p. 3-9.