A (Inter) Relação da matemática e a química: uma visão pontual de alunos do 1º ano do ensino médio
Resumen
Em um ambiente escolar a (inter)relação entre disciplinas é um desafio para
professores e alunos, uma vez que é necessário fazer com que um tema aborda -
em determinada disciplina - tenha uma conexão direta com uma ou mais disciplinas
curriculares. Assim, o presente trabalho teve como tema norteador analisar a
importância dos conteúdos de Matemática inseridas na Química e verificar
preliminarmente a perspectiva, sob essa relação, por parte dos alunos do 1o ano do
Ensino Médio. Observou-se que boa parte dos estudantes possuem uma noção da
importância destas duas disciplinas, mas que para eles a relação entre elas ocorre
de maneira desconectada. Como consequência, a essa desconexão, somada a
dificuldade em matemática, promove direta e indiretamente no aluno um aumento na
dificuldade e no interesse em aprender à química. In a school class, the relationship between disciplines is a challenge for teacher and
students, because it is necessary to make that an approached theme, in particular
discipline, has a direct connection with one or more curriculum subjects. Thus, this
work was guiding theme to analyze the importance of math content inserted in
chemistry and check preliminarily, in this respect, by the students of the 1st year of
high school. It was observed that most of the students have a sense of the
importance of these two disciplines, but that for them the relationship between the
mathematics and chemistry is disconnected. As consequence, the disconnection,
added to that the mathematical difficulty, cause the student an increase in difficulty
and interest in learning chemistry.