Modelagem matemática como ferramenta de ensino
Resumo
O presente trabalho aborda a prática da Modelagem Matemática, concebida numa
perspectiva de Ensino Matemática. Inicialmente, apresentamos algumas concepções
de Modelagem Matemática, destacando algumas considerações para a sala de aula
e a perspectiva de Modelagem de (BIEMBENGUT & HEIN, 2005), principal referencial
teórico-bibliográfico dessa pesquisa. Nossa metodologia de pesquisa qualitativa
contempla a sugestão de uma Atividade de Modelagem Matemática ao tema voltado
para estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental: A Planta Baixa de uma Casa. As
Considerações Finais do nosso trabalho apontam que o desenvolvimento de
Atividades de Modelagem Matemática contribui para o repensar de um ensino
voltado para uma aprendizagem diferenciada, motivadora, situada, interessante e
com significados reais para os estudantes, além de fomentar nesses estudantes uma
formação integral em seus aspectos sociais, culturais, críticos e relacionais. This paper presents a study that addresses the practice of Mathematical
Modeling, designed in Mathematics Education perspective. Initially, we present
some mathematical modeling concepts, highlighting some considerations for
the mathematics classroom and the prospect Modeling (BIEMBENGUT &
HEIN, 2005), the main theoretical and bibliographic references of our research.
Our qualitative research methodology includes the suggestion of a Modeling
Activity Mathematics the subject aimed at students of the 9th grade of
elementary school: The Floor Plan of a house. The Final Remarks of our study
show that the development of mathematical modeling activities contributes to
the rethinking of a targeted education for differentiated learning, motivating,
located, interesting and real meaning for students, and encourage these
students a comprehensive training their social, cultural, critical and relational.