As TICs auxiliando o ensino da matemática na sala de apoio de aula do sexto ano
Abstract
No presente trabalho foi investigado o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação
(TIC) no contexto da sala de apoio a aprendizagem (SAA). Para verificar a efetividade
desta ferramenta, aplicamos o uso de TICs para alunos do sexto ano do Ensino
Fundamental. Como metodologia foi realizada uma avaliação baseada na prova Brasil de
Matemática para um grupo de 15 estudantes, a fim de mensurar os conhecimentos e
dificuldades que os mesmos possuíam na disciplina de Matemática Em seguida, foram
introduzidas atividades com uso de jogos com auxilio de ferramentas da informática para
o grupo de alunos que obteve um desempenho não satisfatório no teste aplicado
inicialmente. Constatamos com testes subsequentes uma substancial melhora do
desempenho destes alunos após o uso destas ferramentas (TICs) quando usada de
forma combinada com conteúdos de Matemática. In this work it was investigated the use of Information and Communication Technologies
(TIC from Portuguese) in the context of Learning Support Room (SAA from Portuguese).
To verify the effectiveness of this tool we applied the use of TIC to students of elementary
school. It was applied a Mathematical test to a group of 15 students in order to measure
the knowledge and difficulties that they have in Mathematics. We observed with
subsequent tests a substantial improvement in the performance of these students after the
use of these tools in combination with Mathematical topics.