Descobrindo a cultura do outro através das línguas: o Tandem na UNILA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-11

Autores

Gomes, Carla de Sousa
Rammé, Valdilena

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho pretende discutir os dados da pesquisa de Iniciação Científica que observa a aquisição de uma consciência intercultural (BIZARRO & BRAGA, 2004; SILVEIRA, 2011; SALOMÃO, 2012;) entre os participantes do projeto de extensão Tandem UNILA: português e espanhol pedalando juntos (RAMMÉ, 2014). As sessões de tandem presencial acontecem na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, instituição bilíngue e multicultural, entre hispano-americanos e brasileiros da comunidade da tríplice fronteira. Ao acompanhar as sessões através de entrevistas guiadas, nosso objetivo foi verificar se este método de ensino/aprendizagem de línguas proporciona a aquisição de uma consciência intercultural aos participantes, visto que os aprendizes têm uma relação mais próxima e autêntica com a língua- cultura que estudam. Considerando que os tandenistas entram, de certo modo, em contato com a faceta heterogênea e multicultural de povos latino-americanos, o que foi verificado foi se essa conscientização intercultural pôde, assim, fomentar a desconstrução de ideias pré-concebidas da cultura do outro, por este motivo, outra questão que a pesquisa buscou observar foi a ocorrência de manifestações de visões estereotipadas sobre a cultura do parceiro tandem, entre os interagentes.

Descrição

Anais do IV Encontro de Iniciação Científica da Unila - “UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnologia e Cultura na Tríplice Fronteira” - 05 e 06 de novembro de 2015 – Sessão Letras, Linguística, Artes e Música

Palavras-chave

Consciência intercultural, Método tandem, Língua - cultura, Povos latino-americanos, Desconstrução de ideias pré-concebidas

Citação