Satisfação corporal e violência em alunos de uma escola em Foz do Iguaçu/PR, Brasil.

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Data

2015-11

Autores

Diaz, Dalila Vanessa Arce
Merchan, Maria Jose Cevallos
Freitas, Hannalicia Bueno de
Ferrari, Carlos Kusano Bucalen

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Resumo

A satisfação com o próprio corpo tem preocupado excessivamente os jovens, especialmente as adolescentes. Além disso, a violência escolar tem despontado como um fenômeno social de grande relevância em nosso meio. O objetivo deste trabalho foi avaliar a satisfação corporal e alguns indicadores de violência escolar em crianças de uma escola pública de Foz do Iguaçu, PR. Metodologia: Foram avaliadas crianças de 7 a 9 anos de uma escola pública em Foz do Iguaçu. Resultados: Apenas 11,76% das crianças não estão completamente satisfeitas com o próprio corpo. A insatisfação segundo as partes do corpo teve a mesma frequência de 11,76% para barriga, pernas e cabelo. Assim, os alunos gostariam de mudar estas partes do corpo. Chamou a atenção que um aluno, afrodescendente, queria mudar o corpo, desejando ser branco. A frequência de alunos que já sofreram advertências na escola foi elevada (29,41%), bem como a frequência de alunos que se envolveram em brigas (29,41%). Em relação ao bullying, 29,41% já sofreram no passado e 17,65% estão passando por esta situação no presente. Apesar disso, todos os alunos consideram que as brigas na escola têm forte conotação negativa. Deve-se prestar atenção à crescente violência escolar desde a infância, sendo crucial que as escolas pensem em estratégias para enfrentar o problema.

Descrição

Anais do IV Encontro de Iniciação Científica da Unila - “UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnologia e Cultura na Tríplice Fronteira” - 05 e 06 de novembro de 2015 – Sessão Ciências Biológicas e Saúde Coletiva

Palavras-chave

Satisfação corporal, Bullying, Violência escolar

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