IIRSA - hidrovia Paraguai-Paraná - Porto de Corumbá
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Date
2014-11-06Author
Garcia, Dalila Tavares
Toledo Júnior, Rubens de
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O presente trabalho teve como objetivo fazer um estudo sobre um Eixo de
Integração e Desenvolvimento o Eixo da Hidrovia Paraguai Paraná, no qual está
localizado o Porto e a Cidade de Corumbá, no estado de Mato Grosso do Sul.
Os portos são objetos técnicos de suma importância para as estratégias da economia
nacional dos diversos países, sendo instrumentos de atores hegemônicos e poderes
públicos. No período técnico científico informacional, exige-se, também, dos portos
condições técnicas e sociais modernas capazes de atender com rapidez e eficiência a
dinâmica dos territórios, condição inerente do período. Os portos, que antes eram
praticamente subordinados às condições locais e regionais são cada vez mais tributários
de relações mais amplas (SANTOS, SILVEIRA, 2001).
A construção do Porto de Corumbá iniciou no ano de 1947, e tal foi inaugurado em
junho de 1956, sendo administrado pela Empresa de Portos Brasil S/A. Por manter
contato com Brasília, por meio do Rio Paraguai e Bacia da Prata através de
embarcações modernizadas, Corumbá, teve uma condição diferenciada de cidade,
através da importação de bens e de serviços e também de uma intensa integração
cultural. De 1990 em diante, as instalações que antes eram propriedades da União,
começaram a ser administradas pela Companhia Docas do Estado de São Paulo, por
convênio, através da AHIPAR, que era subordinada ao Departamento de Hidrovias
Interiores do Ministério dos Transportes.
O Porto de Corumbá faz parte do Eixo da Hidrovia Paraguai-Paraná, este
definido por meio da delimitação de uma área de influência geral que engloba a
Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e também Uruguai, diretamente ligados aos rios
Paraná, Paraguai, Tietê e Uruguai. Essa área de influência definida do Eixo Hidrovia
Paraguai – Paraná alcança uma superfície de 2.167.023 km2.