Lopes, Renata de Fátima NogueiraFrederico, Maria de Fátima DominguesFujii, Rosangela Araújo XavierCorazza, Maria Júlia2017-12-212017-12-212014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3094Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Em Maringá/Paraná uma comunidade de macacos-prego, gênero Cebus, proveniente de um horto urbano abandonado localizado anexo a um colégio estadual, tem adentrado no recinto escolar. Com vista à Educação Ambiental, foi desenvolvido por licenciandos do curso de Ciências Biológicas, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Maringá, um levantamento (via de questionário) junto a 150 alunos do Ensino Médio, relacionado à presença desse primata no colégio, alimentação antropogênica e interações ecológicas (transmissão de doenças, domesticação e aumento da população em função do excesso de alimentos). Os dados foram analisados segundo os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Conteúdo, evidenciando que os estudantes compreendem a presença dos macacos no colégio como fator de risco à comunidade escolar, todavia, relacionam sua presença com a falta de alimento no hortoporopenAccessEducação - ensino de biologiaEducação ambientalAnimais silvestres - ambiente urbanoPercepção de alunos sobre a presença de macacos-prego no Colégio Estadual Juscelino Kubitschek de OliveiraconferenceObject