Soardi, AndreiaStriquer, Marilúcia dos Santos Domingos2017-12-212017-12-212014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3088Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Diante das orientações às práticas pedagógicas atuais, este artigo tem como objetivo investigar como os bolsistas de iniciação à docência do subprojeto Letras/Português PIBID/UENP-CJ estão sendo preparados para ensinar a língua portuguesa tendo os gêneros textuais como eixo organizador de suas ações pedagógicas. Para tanto, os preceitos de Vygotsky (2007), Leontiev (2004) e de Bakhtin (2003), formam o aporte teórico-metodológico que sustenta toda a pesquisa. Os resultados demonstram que os alunos que cursam Letras/Espanhol e Letras/Literatura, na UENP, estão sendo mais preparados para ensinar a língua portuguesa tendo os gêneros como eixo organizador de suas ações pedagógicas e como conteúdo a ser ensinado, do que os alunos de Letras/Inglês. As disciplinas que formam os dois primeiros cursos abordam a base teórico-metodológica dos gêneros textuais e os documentos orientadores das ações docentes de forma mais representativa do que as disciplinas do curso de InglêsporopenAccessGêneros discursivosNadezdah Krupskaia (1869-1939) - pedagoga russaOs gêneros discursivos/textuais no processo de formação dos PibidianosconferenceObject