Barwaldt, ReginaCesário, VictorDomingues, DarcyleneGranada, Rafael2018-06-202018-06-202017https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3671Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: TecnologiaO trabalho tem como objetivo a constituição de um glossário computacional com as principais palavras reservadas da linguagem LOGO para estimular a lógica de computação e facilitar a interação tecnológica de alunos surdos, em parceria com uma escola bilíngue de ensino fundamental na disciplina de matemática. Utilizamos o software SuperLOGO, para a realização das atividades, trabalhando com conceitos de construção geométrica. Como forma de validação, foram utilizadas categorias para analisar o progresso dos alunos. A ferramenta aliada ao glossário demonstrou capacidade de proporcionar conhecimentos que seriam dificultados pela barreira linguística. Concluímos que, o uso das ferramentas computacionais é benéfico para estreitar a interação entre aluno e tecnologia, ampliando o interesse pelos conteúdos abordados em aulaporopenAccessGlossárioLógica de programaçãoSurdosGeometriaA linguagem LOGO como alternativa para o parendizado de alunos surdosconferenceObject