Bonet, Jorge BaldemiraLovera, Kamila NairPereira, Joselaine Raquel da SilvaVieira, Maria Eta2020-01-292020-01-292019ISBN: 978-65-80943-05-0https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5541VII Seminário de Extensão Universitária da UNILA (SEUNI); VIII Encontro de Iniciação Científica e IV Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EICTI 2019) e Seminário de Atividades Formativas da UNILA (SAFOR)O presente trabalho tem o objetivo de relatar as experiências dos(as) monitores de bilinguismo, da modalidade de promoção da permanência de estudantes indígenas e de refugiados(as) e portadores(as) de visto humanitário. Baseando-nos em discussões durante nossas reuniões optamos pela utilização de ferramentas e estratégias mais dinâmicas para atender às necessidades individuais de cada estudante, para isso, realizaremos atendimentos em locais e horários flexíveis, além dos atendimentos fixos que ocorrerem nos dois campi e nos três períodos letivos, visando a comodidade desses(as) estudantes e maior adaptação à UNILA e à cidade de Foz do Iguaçu, no que corresponde à integração linguística e interculturalidade, fatores essenciais para a permanência estudantilporopenAccessII SIEPEEducação interculturalBilinguismoMonitoria de ensino na modalidade de Promoção da permanência indígenas e de estudantes refugiados(as) e portadores (as) de visto humanitário - bilinguismoconferenceObject