Simeoni, Maria CristinaBueno, Patricia SeverinoAlbano, Paula Cristina de SouzaSilva, Tatiele Rodrigues da2017-11-202017-11-202014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2930Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O objetivo principal desta pesquisa foi analisar alguns documentos a respeito da Educação Infantil, disponíveis no site MEC, destacando as questões relacionadas ao espaço e tempo e compará-las com a realidade escolar. A metodologia de pesquisa teve abordagem qualitativa, com procedimento da Análise Documental e da Observação Direta em três escolas. A observação se deu com base numa pauta formulada a partir do documento “Esta creche respeita a criança” (BRASIL, 1995). Os resultados apontaram que, os usos dos espaços nas instituições não coincidem com o que está estabelecido nos documentos analisados. Quanto às rotinas, foram percebidas mais como disciplinadoras do que mediadoras da aprendizagem. Entende-se que são necessárias mudanças e espera-se que, as ações do PIBID promovam-nas em algum grau. Mas, também é preciso um olhar mais sistemático, por parte dos órgãos responsáveis, sobre nossas instituições de ensino de Educação InfantilporopenAccessEducação infantilEspaço e TempoRealidadeO ambiente ensina, a rotina organizaconferenceObject