Nascimento, Fagnner Ywerton do2023-01-262023-01-262022https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7132Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.O objetivo deste trabalho é apresentar as plataformas digitais colaborativas Miro e Figjam como sugestões de ferramentas digitais pedagógicas para o ensino de língua adicional. Com a evolução da tecnologia, discutir como elas podem ser utilizadas na educação é essencial e esse trabalho visa sugerir e orientar sobre o uso dessas plataformas para que qualquer docente se sinta motivado a explorá-las e utilizá-las. Como base teórica o trabalho se ampara em discussões de tecnologia digital no ensino, línguas adicionais, nativo/imigrante, residente/visitante digital, sob a perspectiva de produção de objetos digitais seguinte alguns aspectos, em especial na visão das práticas colaborativa, na qual é discutida a sútil diferença entre cooperar e colaborar, e sua coerência com a Base Nacional Comum Curricular. Metodologicamente, descrevemos os critérios que foram decisivos para a escolha dessas duas plataformas, apresentando ambas as e os objetos digitais criados, com exemplos práticos e reais em aulas de língua adicional, demonstrando o potencial e alguns dos recursos descritos de modo prático e concreto. Por fim, com este trabalho visamos colaborar com os demais docentes que desejam tornar o ensino de língua adicional mais dinâmico, crítico, criativo, interativo e significativo em sala de aula – ou fora dela.poropenAccessEnsino de Língua Adicionalplataforma Miroplataforma Figjampráticas colaborativasPlataformas Digitais e Colaborativas no Ensino de Língua Adicional: o Uso de Miro e FigjambachelorThesis